Castanheiro (castanea sativa)


Segundo o Sr. Cristóvão, antigo proprietário, este é o castanheiro que dá as castanhas mais saborosas (longal, segundo parece). Em 2003 não conseguimos apanhar nenhuma, pois nem havia acesso ao local, submerso em silvado.
Ao fundo está o Tanque 1 e neste local plantamos mais um castanheiro longal, nove Cedros do Atlas (cedrus atlantica), cinco Bétulas (não sabemos a variedade) e dois Liquidambares (liquidambar styraciflua). Os Liquidambares, infelizmente não vingaram.

32 Responses to “Castanheiro (castanea sativa)”

  1. Martin Wagner

    Tenho algumas sementes de castanha-da-india e gostaria de saber como faço para obter uma muda a partir destas.

    Alguém se dispoõe a me ajudar, facilitando esta informação?

    Muito Obrigado.

    Martin.

  2. Jorge Lage

    Olá!
    É pena que uma árvore tão generosa como o castanheiro esteja tão mal cuidada.
    O silvado é matéria para um incêndio e não interessa plantar árvores e depois abandoná-las.
    Em http://www.hifasdaterra.com/tienda/ pode encontrar uma forma de rentabilizar o seu espaço, nomedamente com castanheiros biológicos e micorrizados.
    Espero que continue a admirar o castanheiro. Se quiser saber mais sobre o castanheiro pode digitar ‘netbila’ e poderá consultar o resumo do meu livro, ?Castanea – uma dádiva dos deuses’.
    Não se esqueça que plantar castanheiros é cinco vezes mais rentável que plantar eucaliptos e, no entanto, as pessoas parece que só têm eucaliptos ou pinheiros na cabeça… para alimentarem a praga dos incêndios que nos empobrecem e nos cobrem de vergonha aos olhos de outros povos civilizados.
    Atentamente.
    Jorge Lage

  3. José Rui Fernandes

    Entretanto, foi tudo limpo e está melhor cuidado, mas o facto é que este castanheiro está gravemente afectado por alguma coisa e está praticamente morto. Junto com outro que ardeu, eram os mais formosos que tínhamos. Este último sobreviveu ao incêndio, vamos ver se recupera na totalidade.
    Entretanto, actualizando o resultado da plantação nesta leira, só sobreviveram os Cedros-do-atlas (que estão mesmo bons). O castanheiro longal estava excelente e secou sem aviso prévio.
    Plantamos 130 castanheiros e revelaram-se de longe as árvores mais temperamentais. Muito poucos continuam vivos e nunca imaginei que árvores tão fortes, fossem tão susceptíveis nos primeiros anos.
    Agradeço o comentário e as informações interessantes.

  4. nelia cabeceiras

    olá,eu tenho um castanheiro da india e não sei o que é preciso fazer ,gostava se saber se são precisos podar,pois ele tambem este ano é que deu castanhas mas elas são amargas ,preciso um pouco de ajuda,obrigado ,

  5. Fernando Nogueira

    vou plantar alguns castamheiros numas propriedades que tenho a cerca de 12 km do mar e a 50 metros de altura do nivel do mar para passar com um trator com freza para frezar a terra e limpar as ervas os espaços devem ficar com que intervalo ?

  6. José Rui Fernandes

    A ver se entendi… O espaço entre árvores para posteriormente passar um tractor? É uma árvore de grande porte, diria que o espaço entre as árvores não devia de ser menor que 10m — mínimo dos mínimos, 8m. Na pior das hipóteses, passam quatro tractores…
    Mas tenha em atenção que a doença da tinta é espalhada com a fresa, que quando passa por raízes de um castanheiro contaminado, contagia os outros. A fresa também destrói a vida no solo e actividade microbiana. O castanheiro parece estabelecer simbioses com fungos e outros organismos do solo, portanto, não sei se depois de instaladas as árvores seria de fresar muito frequentemente.

  7. Luis

    Ola, eu queria plantar uns castanheiros mas queria saber qual a melhor altura para os plantar. ~
    um abraço.

  8. sproker

    Eu tenho 9 castanheiros em vasos (foram os que sobreviveram dos 50 que plantei a 2 anos atras). Ja passaram 2 anos e quero mudalos para a terra. alguem me sabe dizer qual o mes indicado para isso?

  9. José Carlos Reis

    Acreditando que a imagem respeita a um castanheiro longal, o que não convence, lamento que o mesmo esteja assim abandonado. A castanha longal é, dentro das que conheço – e conheço muitas -, a melhor de todas, atendendo ao excelente sabor e à sua longa conservação ( dura até à próxima colheita se guadada em local fresco. Também muito saborosa e melhor para assar é a trigueira, Depois temos aquelas qualidades grandes, donde sobressai a judia, que são boas para a comercialização.
    Os castanheiros devem ser plantados entre Novembro e Fevereiro e enxertados entre Fevereiro e Março se utilizarmos o método de encosto; se utilizarmos o de canelo, será quando a casca, plena de seiva, for fácil de retirar da madeira (fins de Abril princípios de Maio, dependendo do ano). A castanha é um excelente alimento e não provoca as doenças actuais, nomeadamente as ligadas ao coração.

  10. Bruno Viana

    Boas,
    Tirem-me uma duvida tenho uns castanheiros numas propriedades que eram dos meus avós e aquilo estava abandonado a bastante tempo 10 anos por aí, no entanto foi limpo o terreno e deu algumas castanhas. E agora o que se deve fazer? cortar os castanheiros velhotes que lá moram e plantar outros? enxertar? como fazem os vossos enxertos.

    Um abraço

  11. José Rui Fernandes

    Eu não aconselho a retirar os castanheiros velhos. Ainda menos se é para uso próprio. Se dá umas castanhas, melhor. Se tivesse espaço plantava mais.
    Os castanheiros que plantamos já vinham todos enxertados. A maior parte não vingou. Apesar de ser árvore super rústica depois de estabelecida, revelou-se surpreendentemente pouco resistente nos dois ou três primeiros anos.

  12. Bruno Viana

    Exacto mas tem alguns mais idosos que já não produzem castanha, devem ter secado ou algo do genero, esses devem ser cortados certo?
    Nunca fiz um enxerto mas tenciono experimentar para aprender.
    Mas existe pouca informação.

    Abraço

  13. Marques Cabete

    Quero plantar casctanheeiros num terreno muito fértil, que funcionava como produtor de milho e horta; O terreno tem bastante humidade no inverno e está situado na zona da Figueira da Foz. Será apropriado e qual a variedade que devo plantar? Obrigado

  14. Carlos Sambade

    Ouvi falar em castanheiros enxertos em cavalo de eucalipto. Alguém sabe dizer algo sobre isso? Onde se vendem, para fazer uma experiência de plantio de uma dúzia deles? Em Trancoso? E em que dia da semana ou local? Agradeço.

  15. Mário Fernandes

    Tenho um terreno com cerca de 30.000 m2 e pretendo plantar castanheiros. Fica num alto de uma serra (400 m de altitude)virado a sul, zona de Fafe. Podem dizer-me se é uma zona boa? há algum tipo de financiamentos para estas plantações?

  16. João Pinho

    Bom Dia;
    Tenho um castanheiro centenário que em Setembro de o ano passo
    deu castanhas e este ano aparentemente esta seco .
    Posso fazer alguma coisa para o vingar ?
    Obrigado

  17. José Rui Fernandes

    Também já tive casos desses e os castanheiros recuperaram sem fazer nada. No entanto, por aqui muitos estão doentes com cancro e também existe a tinta, outra doença praticamente fatal e até à data sem cura. Pode ser que não seja nada de especial.

  18. PEDRO OLIVEIRA

    Boa tarde,
    gostaria de saber com que idade se deve enxertar o castenheiro e em que mês, e em que mês se devem transplantar ?

  19. André Costa

    Boa tarde,
    Gostava de saber como se sêmea os castanheiros sei que numa primeira fase pelo que me disseram e num vaso pequeno e duas castanhas sera que é correto o que me disseram?

  20. Paulo Paiva

    Gostava de semear um castanheiro. Cuidados e como se semeia uma castanha num vaso? Fica ao tempo livre o vaso? Quando semear?

    Obrigado

  21. José Rui Fernandes

    Pode semear agora e deixar ao tempo… regar depois nos primeiros anos mesmo no local definitivo. São árvores fortes, mas os nossos revelaram-se bastante fracos enquanto jovens árvores.

  22. vitorino

    No mês de Fevereiro, meti três castanhas na terra de um pequeno vaso.
    Esqueci-me delas.
    Mas, uma, em Março, uma delas lembrou-e que a havia semeado.
    Alterara-se e surgira uma plantazinha na extremidade de uma grossa raíz.
    Tenho vindo a acompanhar o rápido desenvolvimento do tronco e das folhas que já atingiram o comprimento de cerca de dez centimetros.
    Confesso que senti uma enorme alegria por este inesperado nascimento e, todos os dias, temendo sempre que algo surja de mal ao bébé, lá vou dando umas espreitadelas.

  23. ricardo

    Boa tarde.
    Há uns meses coloquei algumas castanhas em vasos e germinaram.
    A minha questão é se estes castanheiros nascidos, irão dar castanhas comestiveis ou se terão obrigatoriamente de ser enxertados para o efeito?

    Obrigado

  24. Sonia Nascimento Chaves Silva

    Boa tarde.
    Plantei um pé de castanha da india, e hoje a muda está com 20cm,e suas folhas estão duecendo, como faço para cuidar e não deixar ela morrer.nao sei se como rega-la,se é pouca água ou muita.Preciso de uma orientação.

    Obrigado

  25. Sonia Nascimento Chaves Silva

    Boa tarde.
    Plantei um pé de castanha da india, e hoje a muda está com 20cm,e suas folhas estão duecendo, como faço para cuidar e não deixar ela morrer.nao sei como rega-la,se é pouca água ou muita.Preciso de uma orientação.

    Obrigado

  26. Sonia Nascimento Chaves Silva

    Boa tarde.
    Plantei um pé de castanha da índia,hoje a muda está com 20cm de altura e esta doecendo as folhas ,e não sei como cuida-la para que ela ñ venha a morrer.Não sei se molho muito ou pouco,preciso de uma orientação.
    Obrigado

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.