Escaravelho verde
Dos insectos mais incríveis até à data é este escaravelho verde que repousa pacatamente numa folha de batateira. Como não detectamos qualquer dano para a planta, deixamo-lo lá estar.
O mesmo não podemos dizer do tradicional e velho conhecido escaravelho da batateira, Leptinotarsa decemlineata. É uma praga temida em todo o mundo, que deixado com rédea solta, destrói até 90% da cultura. Infelizmente, detectamos umas dezenas largas na nossa plantação e se esses deixaram de ser um problema, muitos mais virão. Além disso, também destruímos uma série de ovos (pequenos cilindros amarelos no verso das folhas), mas a preocupação instalou-se.
Após alguma investigação, concluimos que uma forma de evitar o aparecimento do escaravelho é semear a batata muito mais cedo (um mês ou mesmo dois). Como fica quase pronta a colher antes de vir muito calor, o escaravelho não aparece. Entretanto, chegados a este ponto, vêmo-nos na eminência de ter que usar o infamemente famoso “remédio do escaravelho”, que tantas tragédias passionais já provocou por esse país fora. Mas, entretanto informaram-nos de um produto realizado à base de plantas que até se pode beber — é o nosso género de veneno! Claro que ainda gozaram: “O senhor põe disso e o escaravelho ainda agradece! É um banhinho para refrescar”. Pelo que percebemos seria fabricado pela Syngenta, mas não o conseguimos encontrar na página. Apesar de tudo, existem produtos modernos pouco prejudiciais para os auxiliares e com toxicidade mais reduzida. Mas preferiamos não usar nada. Vamos ver se é possível.
Actualização em 14 de Abril de 2014: Acho que este escaravelho verde é o Chrysolina herbacea.
Uma resposta para“Escaravelho verde”
Parece-me o escaravelho japonês que conseguiu chegar aos Açores. É mesmo uma praga!!!!
Como digo na actualização do texto, parece-me o Chrysolina herbacea. Não é japonês.