Quinta da Ventuzela


Desta vez ficamos três dias nesta quinta de Turismo Rural. Muito boas instalações, simpatia e a vista…

A quinta está na família desde 1635 e foi restaurada recentemente, num investimento que tem ar de muito avultado (mesmo se subsidiado). Mesmo assim, é um trabalho em curso, pois ainda há muito para fazer. Tem 7 hectares de terreno cultivável e 11 hectares de mata, ou seja, é muito grande para a região. Tirando a zona edificada, o resto está tudo ao abandono (na fotografia notam-se umas pencas). Estranhamente, para quinta tão antiga, não há praticamente árvores de fruto de espécie alguma — mesmo abandonadas, as árvores continuam a crescer e a dar mais ou menos frutos.
Nestas quintas em socalcos, pelo menos nas bordas (limites dos socalcos), plantavam-se sempre cerejeiras, castanheiros, oliveiras… para aproveitar ao máximo o terreno arável. Aqui não se vê nada disso, apenas mato.
A paisagem é muito boa, sobre a albufeira da barragem de Carrapatelo e a foz do Rio Bestança, mas por faixas. Ou seja, conseguem-se uns bons enquadramentos para fotografias, logo ao lado o desordenamento típico, com casas, casinhas e casebres de várias “nacionalidades” espalhadas por tudo o que é encosta.

Uma resposta para“Quinta da Ventuzela”

  1. PeterdaRibeira

    tem mais fotos para partilhar dessa zona? É o meu destino habitual tanto nos fins-de-semana como no verão.

    Vim cá parar por curiosidade numa pesquisa que fiz sobre esta unidade de turismo rural. Já tinha visto as placas na estrada depois da barragem mas não sabia que casa era.
    Gostei particularmente da fotografia do Douro.

    cumprimentos
    Pedro

  2. jrf

    Temos mais fotos mas não acrescentam grande coisa — quase não passei tempo na Ventuzela, saía cedo para o Sargaçal e voltava à noite. Talvez o meu sogro tenha, vou verificar.

  3. Andre Nunes

    Eu e um grupo de amigos fomos os primeiros a “inaugurar” a quinta depois de restaurada para o turismo de habitação. Foram 3 dias fantásticos de convivio, de exploração da natureza e claro, da gastronomia local. O tratamento foi muito bom, diria mesmo familiar. É um destino para voltar daqui a uns tempos. Tenho algumas fotos que posso partilhar mas de qualquer maneira a quinta já tem presença na Internet e lá pode encontrar diversas fotos. Quinta da Ventuzela.

  4. manuel

    Há uma outra casa muito bonita, também nesta zona do Douro, reconstruida para turismo rural em casa de quinta, tendo sido feita a recuperação pelo mesmo arquitecto da casa de Ventuzela. Fica na aldeia de Boassas e é chamada de Casa do Lódão.
    mc.

  5. Sara Ferreira

    Eu tb já estive nessa quinta e é fantástica. Fui com uns amigos e alugamos uma casa inteira, tem cozinha e dá para fazer umas patuscadas. Foi no verão e o tempo fantástico ajuda aos banhos de piscina

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.