Uva-do-oregon, Mahonia aquifolium (Berberidaceae)


É um arbusto originário da América do Norte, muito usado na medicina tradicional dessa região. As folhas mantêm-se verdes todo o ano, mas uma das características mais espectaculares é a sua floração amarela em pleno inverno. As flores dão origem a uns bagos parecidos com uvas dos quais se pode fazer geleia (nunca experimentamos porque só temos uma Mahonia) e que os pássaros adoram.

Uma resposta para“Uva-do-oregon, Mahonia aquifolium (Berberidaceae)”

  1. Marta Pedro

    Bom dia. Ofereceram-me um vaso com uma mahonia aquifolium. A planta é definitivamente muito bonita!! Mas como não percebo muito de plantas gostaria de saber que cuidados devo ter com ela, se pode estar dentro de casa e se pode ter luz directa.

    Muito obrigada!

  2. jrf

    Cara Marta, pela experiência, posso dizer que é uma planta livre de doenças e pestes e que não exige grandes cuidados.
    Gosta da terra húmida e meia-sombra — luz directa sim, mas não durante todo o dia e de preferência nas horas quando o Sol é menos forte. No entanto é um arbusto vigoroso, a nossa vai para os três metros (em cinco anos) e não sei como se comportará dentro de casa.

  3. PG

    me respondam, vi uma foto de uva do oregon com flores e frutos de cor bem diferente, meio cor de uva preta mesmo. isso é assim ou estão me enganando e aquela não é uva do oregon?

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.