Jardiland
Ontem estava em casa dos meus pais um folheto da Jardiland que me interessou. Aproveitando o feriado, resolvi seguir o mapa e ir até lá. Só gente. Era o motim.
A custo lá arranjei lugar e fui entrando. É mais uma empresa de capitais espanhóis que se implanta no país e não sou o maior adepto das grandes superfícies, mas esta acaba por ter algumas vantagens. Logo à partida, excelente aspecto exterior, nada parecido com os mamarrachos da Sonae e afins. Dei por mim a observar pormenores da construção, maioritariamente em madeira.
Lá dentro duas secções que dispensava: Decorações de Natal (comuns) e animais. Para jardins, uma oferta sem igual e não se ficando por meia dúzia de marcas. Muitas plantas de interior, sementes e bolbos. Ferramentas e acessórios, material de rega, vasos… Lá fora, uma boa oferta de árvores, embora sem me impressionar. Demasiado pequena a secção de luvas (principalmente porque não tinha as que eu queria da Gardena) e desiludiu-me particularmente a falta de uma secção específica para jardinagem biológica.
Comprei uma coisa que já procurava há meses: um podador em altura Fiskars. Trata-se de uma vara telescópica que dá para cortar ramos até 32mm, a seis metros e meio de altura (segundo as instruções). Vai ser este ano que vou podar as cerejeiras. Existem outras (Gardena, Wolf…), mas o fio anda por fora, prende-se em todo o lado e não resultam tão bem.
Também comprei uma tesoura para podar umas coisas cá por casa, 100 bolbos de Açafrão (espécies variadas, holandeses, claro). Vou colocá-los no Sargaçal e já estou a pensar num sítio específico. Finalmente, uns vasos de turfa prensada que depois de germinadas as sementes, se colocam na terra directamente e se degradam naturalmente.
Ainda me deram um vasinho de Brilhantina (Pilea cadierei), que é um planta perene que adora sombra total. Há aqui o lugar ideal para ela e é bem mais bonita do que o nome deixa a entender. Também se chama Madrepérola ou Planta-alumínio.
Uma resposta para“Jardiland”
Não precisa de ir à jardilandia comprar material, até porque paga mais, conheço uma casa na maia que tambem vende esses artigos e com melhores preços. fica aqui a dica. http://www.reginacosta.com
A loja não se chama “Jardilandia”, mas sim JARDILAND.
Não conheço a outra loja que refere, mas nesta, pelo menos actualmente, não acho os preços mais altos que noutros sítios. Aliás, eles fazem muitas promoções, eu já aproveitei algumas.
E nesta loja tem uma coisa que eu acho excelente: os colaboradores são super simpáticos e percebem imenso dos assuntos, pelo que nos ajudam muito. E isso, para além de não ter preço, infelizmente é cada vez mais raro de encontrar nos dias que correm!