Jasmim-dos-poetas, Jasminum polyanthum (Oleaceae)


Quando descemos as escadas, é o cheirinho a jasmim que temos agora. É da casa dos meus pais ao lado da nossa. Mesmo na cidade, pequenas coisas podem elevar muito a qualidade de vida. Um dia que comece com jasmim, nunca poderá ser muito mau. E melhora a vida dos vizinhos também.

Uma resposta para“Jasmim-dos-poetas, Jasminum polyanthum (Oleaceae)”

  1. Manuela

    Jasmim ou jasmineiro? Há pouco, ao ler num livro de José Leite de Vasconcelos (o grande etnógrafo) “jasmineiro” resolvi vir cá. Eu utilizo mais o termo jasmim. No outro dia no horto de Vilar d’Allen (conhecem? vale bem a pena ir lá por TUDO) a proprietária mostrou-nos um “jasmim” semelhante em flor.
    Acho que se diz mais “jasmim”, pelo menos por cá (no Porto), isto porque no livro “Portugal botânico de A a Z” apenas aparece como designação vulgar a palavra “jasmineiro” (1 “jasmineiro” e 32 “jasmineiro-qualquer coisa”, abrangendo 14 géneros!)
    No Rio de Janeiro também estão em flor apesar de lá ser Outono ;-)

  2. jrf

    Eu também digo Jasmim e tendo investigado um pouco mais, resolvi mudar o título do texto. Jasmim ou Jasmineiro, parece correcto. Se fosse traduzido directamente do inglês seria Jasmim-de-inverno (floresce no fim do Inverno, início da Primavera) ou Jasmim-rosa (antes das flores brancas tem uns botões cor-de-rosa).
    Onde fica o Horto de Vilar d’Allen?

  3. manuela

    Os Viveiros de Vilar d’Allen ficam no Freixo, um pouco mais acima do Palácio do Freixo. Pode entrar com o carro. Tem as mais espectaculares e antigas japoneiras, palmeiras, araucárias, azáleas e rododendros, etc. para além de toda a variedade habitual de plantas sazonais que se pode encontrar em viveiros.(se quiser saber como chegar ou qual o horario o tel. 22 530 27 41- não, não me dão comissão;-)

  4. Manuela

    O site da Quinta de Villar d’Allen.
    Para se ir lá: ir pela marginal até à rotunda do Freixo, continuar na direcção do palácio do Freixo até uma segunda rotunda, e aí virar à direita; encontra-se uma estrada desnivelada ladeada por duas vias que sobem até um viaduto; subir pela via da direita até ao viaduto e descer pela via contrária; o portão da quinta é quase ao fundo dessa descida. (Aquela é ainda a rua do Freixo, ligando à EN 108.)
    (Se se perderem a culpa será… do Paulo;-)

  5. Leonilda Lorenzetti Pellini

    Adoro jasmim rosa, aqui em casa tenho um jasmim de cor vinho, ainda não floresceu, trouxe da minha casa de praia, durante anos não deixei as flores abrirem de medo que roubassem a planta, hoje ela tem 3 m de altura.Leonilda

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.