O rescaldo
Voltei finalmente ao Sargaçal, para ver exactamente o que se passou. Manhã de chuva, fria e desagradável. O cenário estava perfeito para a minha disposição. Olhei de cá de baixo da estrada e não pareceu ter ardido muito. Quando subi, o cheiro a queimado dominou imediatamente o ambiente e as árvores ao vento, faziam um ruído seco digno de um filme do Tim Burton.
Relativamente ao Sargaçal, ardeu praticamente o que eu calculei pela descrição. uns 1500m2 no mínimo. Não é muito dirão. Na frieza dos números não é. Estando lá no local, custa a crer como não ardeu mais. Para Norte, só posso classificar como milagre de S. João, porque o fogo parou no local mais improvável, extremamente arborizado e com um terreno vizinho que é um barril de pólvora já aqui mencionado. Esta acho que fico a dever ao Cláudio, que andou para lá para cima e para baixo com a máquina de sulfatar a mandar jactos de água com alta pressão.
As duas únicas surpresas negativas foram as laranjeiras grandes bastante chamuscada e este castanheiro da fotografia, que eu tinha grande esperança que sobrevivesse, totalmente queimado, até à última folha lá em cima. Era um castanheiro perfeito. Daqui a 30 ou 40 anos, tenho outro igual. E sobre o ser pouco, ou muito, só este já bastava para me irritar o mais possível. A erva daqui a uns meses já está viçosa, os matos e arbustos também, mas esta árvore era insubstituível.
Mas a parte realmente negativa e que me surpreendeu, foi a quantidade de terreno que ardeu para baixo. Muito mais do que dá a entender da estrada, de onde se vê uma mancha castanha e aqui e ali, umas árvores totalmente queimadas no meio do verde, porque muitas das árvores conseguiram manter a copa intacta. Estando no terreno o cenário é diferente. Devem ter ardido no mínimo 2-3 hectares. Pelo menos seis proprietários foram afectados. Consigo ver do terreno um palheiro em ruínas, pertencente ao avô do Cláudio. Até lá foi tudo razo.
Uma resposta para“O rescaldo”
Por esquecimento de rega, um castaneheiro que tinha em vaso ficou com as folhas todas secas naqueles dias de maior calor. Mas agora passado poucas semanas já tem bastantes folhas novas. Quem sabe se esse aí não recupera também?!