Neemöl Emulgator Gemisch
Na feira biológica, adquiri um insecticida biológico alemão com o nome do título, acho que é produzido a partir da Melia azadirachta, pela HNK. 500ml custaram 12,95€ e segundo percebo, a diluição é 1 ou 2 para 100. Comprei na loja Kapa Verde.
Isto a propósito que a nossa Lagestroemia indica está cheia de afídios. E míldio. É um arbusto bonito, dizem que atinge uns três metros, mas a nossa já tem quase três metros em menos de cinco anos. No Outono, dá umas flores cor-de-rosa, pequenas, em cachos e muito dobradas. O tronquinho descasca, se a temperatura for a ideal, mesmo no Inverno, sem folhas é bonito. Mas é uma fonte de consumição, o ano passado à conta da bicharada e do míldio, quase não floriu.
Com a ventania (que fez a micro-estufa levantar vôo e estragou o que restava das sementeiras), ainda não pude dar a dose, mas depois direi quais os resultados.
Uma resposta para“Neemöl Emulgator Gemisch”
Caríssimo José Rui, espero que tenhas óptimos resultados, porém vou-te pedir uma coisa, se possível indica também o nome comum ou vulgar da espécie a que te referes, pois para leigos (ou analfabetos, neste campo, como eu) não sei a que espécie de árvore (ou arbusto, no caso) te estás a referir (é também algum comodismo, pois sei que posso procurar o nome comum aqui mesmo na internet). De qualquer forma se isto for possível, agradeço muito.
Abraço.
Eu sou leigo :) !
A Manuela tinha referido a árvore, no caso dos Afídeos na Macieira. No “Portugal Botânico de A a Z” só tem a Amargoseira (Melia azedarach), da família.
Já agora a árvore atacada é a Flor-de-merenda, Extremosa ou Suspiros…
Andava desinspirado, quem a baptisou.
De facto… com estes nomes, mais vale o nome científico. Seja como for, fico na mesma, sem saber qual é a espécie em causa. Vou mesmo ter que procurar e tentar ver uma imagem para poder identificar. Contudo, agradeço-te da mesma forma.
Manuel
Hoje estive a ver uma garça vermelha doente por causa dos pestícidas. :( Estamos cada vez mais a dar cabo da nossa fauna.
Olá!
Li algures que estes ataques de afídeos são infelizmente muito frequentes nas lagerestroémias (ou lagerestrémias).Vou ver se encontro o link onde li isso… entretanto publiquei estas fotos das mais bonitas que conheço.
adenda ao comentário: e vejam lá a coincidência: “lilas-des-indes” é o nome vulgar com que (segundo J.Brosse) os franceses designam tanto as Lagertroemias i. como as Melias azederach! (Daí a importância dos nomes científicos ;-)
De volta, pude constatar que a árvore está na mesma. O insecticida biológico não deu resultado.
A árvore só deve florir em Setembro, se for como o ano passado, vai florir muito pouco e a culpa é desta bicharada.