O rectângulo (de 9x14cm)
Hoje fui fazer a limpeza semanal da caixa de correio. Entre publicidade a “aparelhos auditivos” e Lidl, um postal que me diz que há alguém, que desconheço, que “neste verão (com letra pequena) está a poupar rios de água”. Além disso, diz essa cívica personagem que “mesmo de férias a minha atitude continua a deixar marcas”. Oh, oh, as marcas estão por todo o lado, lá isso estão.
No verso, dizem-me para eu(?) poupar rios de água. E para que não me falte nada, algumas sugestões para esse fim. Gosto especialmente de vigiar a rega. Vigio-a semanalmente, lançando-lhe aquele olhar… cuidadinho, cuidadinho, estou a topar-te. Comigo a rega não brinca.
A sugestão de reutilizar a água sempre que puder, deve ser o toque humorístico. Estarão a falar das águas cinzentas? Há algum campo de golfe que as utilize? Algum aldeamento no algarve? Algum prédio? Algum bairro? Alguma casa? Vêm agora falar nisto, quando sem acréscimo de custos se podiam poupar rios de água todos os dias, se atempadamente tivesse sido legislado e regulamentado, leia-se antes da invasão do cimento. Estão à espera que as pessoas lavem a louça em bacias e depois reguem as plantas… Ou que fechem a banheira no duche e depois com baldes, utilizem essa água na retrete…
Mas ainda não acabou. Dizem-me para usar a imaginação e deixar a minha marca. Que “Água. Usando bem, mais gente tem”. Não há limite para o alcance de um bom slogan. Pode até resolver o problema da água. Quer dizer, se é que há um problema da água. Não sou eu que irei levantar essa lebre. Não senhor.
Ah, agora vêm as letras pequenas, que neste caso serão mais apropriadamente chamadas de letras ainda mais pequenas. Deus sabe como eu adoro aqueles minúsculos caracteres. Corpo quatro, ou mesmo três, que ninguém lê. É informação praticamente exclusiva. Vejamos o postal é grátis, de venda proibida e… coleccionável! Daqui a uns anos isto vai valer dinheiro no e-Bay. Podem apostar nisso.
Logotipos perfeitamente alinhados, parece uma parada. “Comissão para a Seca 2005”? Deve ter sido esta sapiente comissão a autora de tão imaginativo postal. E ainda devem ganhar algum por isso.
Mas merecem, porque, neste pequeno rectângulo de 9x14cm, está a mais fiel gravura do país que se podia conceber. A incompetência e mediocridade saltam à vista. O desperdício de recursos. A falta de ideias e de soluções. A má execução é um “must”. E os slogans, quatro ou cinco, para uma eficácia extra.
Uma resposta para“O rectângulo (de 9x14cm)”
O pior disto tudo é que não é uma anedota. É mesmo a sério!!! Será que acham que somos todos acéfalos?…
há gente sem água, perdão, sem nada na cabeça. ou pelo menos com muito pouco. e reproduzem-se