Porto, Suécia?

Estou por aqui a trabalhar com afinco (nem tanto, os incêndios desconcentram-me) e regressado do imprescindível chá, eis-me uma vez mais perplexo. Estava ver um programa na SIC Notícias sobre a Suécia. Fiquei a saber que Estocolmo tem uma excelente rede de transportes públicos, como tal, a população que trabalha no centro, escolhe viver na periferia. Também por motivos económicos. Diz o jovem casal, que um pequeno apartamento no centro pode custar 200.000 euros (40.000 contos) e uma moradia lá próximo atinge os 500.000 euros (100.000 contos).
Acontece que o meu irmão anda à procura de apartamento e nós por aqui, também começamos a achar que procuramos uma casa.

Por onde passo, vejo construções, entro e peço informações. Ficam mais ou menos a olhar para mim, mais as T-Shirts do Super-Homem, ou mesmo do Quarteto Fantástico, que brilha no escuro, mas lá vou sabendo o que quero.
Na Avenida de França, uns apartamentos com bom aspecto. T2, 42.000 contos. Falamos de uma caixa de fósforos de 90m2.
Na Senhora da Hora (periferia do Porto), em frente ao Norte Shopping, apartamentos com bom aspecto, projecto do arquitecto Alcino Soutinho. T2, mínimo 40.000 contos. Não sei a dimensão, mas reparem na excelência da localização, a dois passos do mausoléu do consumo. São só uns 200m de carro.
Em Gaia, Oliveira do Douro (periferia, bem periférica do Porto), Quinta do Sardão. T4, 65.000 contos mínimo. Moradia geminada, 380m2, jardim micro, 95.000 contos. Moradia de quatro frentes, 387m2, jardim maiorzinho, 110.000 contos.
Na Avenida da Boavista, em frente ao Parque da Cidade, Quinta da Avenida, projecto do Arquitecto Souto de Moura. Moradia geminada, 380m2, jardim micro, 190.000 contos, mínimo. Como nota adicional, as mais caras (não sei o preço), estão todas vendidas.
São quatro exemplos, onde acredito que a qualidade de construção existe. O luxo também existe e tem de ser pago. Quanto à qualidade de construção, devia de ser um imperativo legal, portanto, não me impressiona particularmente. Quem dá 20.000 contos por um apartamento devia ter direito a qualidade mínima, o que não é propriamente a regra.
O que não consigo explicar, são os preços. Neste país, perdeu-se completamente a noção do valor do dinheiro. E como em matemática também é o que se sabe, quando chega a hora de ir ao banco, ninguém faz contas.
Claro, que no caso da Avenida da Boavista, quem dá 1.000.000 de euros por uma casa daquelas, é mais milhão, menos milhão. Se calhar até compram duas, uma para cada filho. Há sectores neste país onde o dinheiro é tão fácil, que pura e simplesmente não custa. Na política, no futebol, nas empresas públicas, nos bancos, nas seguradoras, na própria construção civil…
Aqui há uns anos, visitei umas casas nos Estados Unidos, em New Jersey, a 45 minutos de Manhattan. Perto do local onde filmaram o filme Cop Land (com Sylvester Stallone, Harvey Keitel… nem é mau de todo). Como poderei descrever o que vi? Para mim era o paraíso. Árvores frondosas de todas as cores, um rio lindíssimo que gelava no Inverno, uma colina, as casas sobranceiras ao rio, no meio do arvoredo (o governadorzinho de Coimbra não gosta)… enfim. O acesso, era por uma estrada que só dava até lá, mas não era nenhum condomínio fechado. Um sossego absoluto. As casas estavam em construção, no típico e confortável sistema americano, de modo algum pequenas, pelo contrário. Preços? Mínimo, traduzindo, 60.000 contos, máximo uns 90.000 contos. Hoje com o preço do dólar, seriam uns 50-80.000 contos.
E só para colocar tudo em perspectiva, segundo o CIA World Factbook (é apenas um indicador):
$17.900 USD, rendimento per capita em Portugal.
$28.400 USD rendimento per capita na Suécia.
$40.100 USD rendimento per capita nos EUA.

Uma resposta para“Porto, Suécia?”

  1. jrf

    Caríssimos ambientalistas da Amadora, fui ver o vosso blog e é pena terem o programa do bloco de extrema esquerda, no meio de assuntos meritórios.
    Ambiente e política partidária, na nossa opinião não combinam. Não combinaram até agora e não me parece que o vão fazer no futuro. No caso concreto, até é capaz de me provocar alguma urticária.
    Não levem a mal, mas não dá para colocar um link. Fica só aqui no vosso comentário, embora fora do tópico.

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.