Central fotovoltaica de Moura

Segundo o Diário Económico, esta central virtual, volta a ser notícia. Ainda não produziu um watt, mas já vai mudar de mãos. Os interessados são principalmente produtores de energia da península, como a EDP e Iberdrola.

Com os seus poderosos 62MW, continua a ser anunciada como a maior do Mundo, agora com a nuance “enquanto a central alemã de 80MW em Wiesbaden não estiver construida”. Em tempo de eleições, diria que no máximo é candidata a candidata, para ser a maior do Mundo, porque os alemães não andam a brincar às energias alternativas. Quando este país à beira mar plantado der por ela, já a central de Wiesbaden estará construida e a produzir. E depois muda a designação desta em definitivo para “segunda maior do Mundo”. Mas não por muito tempo. Em Espanha prossegue o investimento a bom ritmo e estão já licenciados 450MW (só o triplo dos 150MW do nosso regime especial).
Por cá, preferimos singularmente continuar totalmente dependentes da importação de energia. Já são 128MW de energia solar pedidos e não licenciados que se acumulam nos corredores da burocracia e incompetência da nação. São 550 milhões de euros de investimento. É atroz.
Todo o sector está a atravessar um ponto de viragem. Há recursos importantes investidos na investigação, o que não acontecia provavelmente desde a corrida espacial. Portugal, cheio de Sol, passa pacatamente ao lado, como tem passado ao lado de tudo, nas últimas décadas.
Hoje aliás, ouvi uma declaração de um ministro não sei de quê, confessando-se muito surpreendido com o preço do petróleo, mas com a solução na ponta da língua, na forma do concurso que abriram para a energia eólica, exemplo que segundo o audaz governante, a Espanha se apressou a seguir… Acho que só há uma Espanha, é aqui ao lado, líder Mundial de energia eólica instalada, a par com a Alemanha.
Enquanto formos desgovernados por mentirosos deste calibre, por tudo e por nada, sempre de mentirola em riste, não haverá luz ao fundo do túnel. Duvido até da existência desse túnel.

Uma resposta para“Central fotovoltaica de Moura”

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.