A migrar…

Sempre resolvi migrar o Sargaçal do Movable Type para o WordPress, com a ajuda do meu amigo Nuno.
Como ele está em Lisboa, tele-trabalhamos, com o Skype. Resulta em pleno. O único defeito é a conversa desviar-se ligeiramente dos objectivos.
As estatística vão ser impecavelmente determinadas pelo Mint do genial Shaun Inman.
Os 624 posts anteriores já estão todos duplicados no WordPress, com respectivos comentários e fotografias. Como nesta manobra há uma grande dose de aprendizagem, para já, na prática vou continuar a escrever aqui, embora talvez não tão regularmente.
Neste momento estou a tratar do design.
A classificar todos os posts por categorias.
A decidir quais as funcionalidades a integrar.
A aprender melhor a escrever o CSS.
Isto enquanto vou comendo umas castanhas, desenho o nosso “novo” pequeno jardim, planeio e anseio pelas próximas idas ao Sargaçal, tento elaborar uma lista de árvores que preciso de comprar… E nos intervalos, também trabalho.

Vou actualizar este post técnico regularmente para os interessados.

25 de Outubro de 2005
Registado o domínio www.sargacal.com (ainda não está activo).
Aumentado o espaço disponível no servidor que agora totaliza 2Gb.
Também tenho de inventar título para dezenas de posts de hipertexto, por uma questão de navegabilidade. Eu não colocava título nos posts de links.

26 de Outubro de 2005
Uniformizar o nome científico das plantas, pelo menos no título. Incluir a família.

27 de Outubro de 2005
Tratei do design e acho que sou capaz de ter areia a mais para a minha delicada camioneta… Três colunas, monitores de 1024px no mínimo (os dignos visitantes com monitores 800x600px, vão ter paciência), em resumo, um trabalhão pela frente.

30 de Outubro de 2005
Já uniformizei os nomes das plantas nos títulos e algumas nos posts. Praticamente tudo já tem categoria, não necessariamente a definitiva. Poucos são os que têm categorias múltiplas, por falta de tempo. Vou fazendo aos poucos.

5 de Dezembro de 2005
Diria que tudo está categorizado, incluindo alguns textos com categorias múltiplas. Entretanto, decidi que em vez de migrar, vamo-nos manter no Movable Type, fazendo o upgrade para a última versão e tirando mais partido das suas funcionalidades.

19 de Janeiro de 2006
Instalar o WordPress 2.0, que é uma versão muito estável e não desfazendo, muito longe das versões anteriores. Principalmente na atenção ao detalhe e algumas funcionalidades. O editor de posts está muito bom.

20 de Janeiro de 2006
Traduzi o ficheiro de mensagens genéricas do WordPress, que só existia em português do Brasil. É um ficheiro de 5000 linhas, cheias de código, onde pelo meio temos os dias da semanha, meses, mensagens de erro e todas as frases necessárias ao funcionamento de um blog. As boas notícias é que o disponibilizei no WordPress.org, para quem necessitar não ter o trabalho. Só demorei duas horas, porque trabalhei sobre a base brasileira e ainda deve ter uma ou duas edições antes de o considerar definitivo.

5 Responses to “A migrar…”

  1. Nuno Ferreira

    Gabriela, até para as coisas que ele diz que anda a fazer ele não tem tempo! :-)

    Eu posso, no entanto, confirmar que, sabe-se lá por que artes mágicas, vai sempre arranjando alguns bocadinhos para os amigos…

  2. jrf

    até para as coisas que ele diz que anda a fazer ele não tem tempo!
    Estou cercado. Não posso ganhar!
    Espera (pouco) e verás.

  3. fernando

    desde que não termine este pagina que trás sempre boas recordações da região tudo o que vier para a sua evolução é sempre bem vindo

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.