A energia começou a ser pouca
Comecei outra fogueira e entre isso, limpar e recolher folhas, fui almoçando. A questão das folhas é engraçada, porque se recolhe, amontoa-se e quando se olha para trás, parece que está tudo na mesma, o monte cresce muito mais depressa do que as folhas desaparecem do chão.
Para o caso de estarem a pensar em fazer composto, digo que no nosso caso, o volume do produto final é cerca de um terço do inicial. Se a matéria for exclusivamente folhas, é capaz de no fim ficar apenas um quinto, ou até menos. No início, pode parecer muito, mas não é. Aqui não conheço ninguém que faça isto. As folhas são todas queimadas, para a erva nascer.
Cerca das 15h, tornou-se evidente que não iria sair daquele local. Tinha material para cortar e fogueira até à noite. E assim foi. Confesso, que se tivesse tido tempo de dar uma dose de Garlon no silvado e de carregar lenha no jipe, era bem capaz de ter regressado.
Sendo assim, fui ao jantar de Natal da associação, sem disposição nenhuma, só cansaço. Fui o último a chegar, já toda a gente comia. E é sempre a mesma coisa… Saí com os últimos, já passava da uma. À noite nunca tenho sono, nem depois de três dias estafantes. Estava há mais de duas horas a dizer que me ia embora. Conheci dois visitantes aqui do sítio a conversa alongou-se. Depois veio o senhor Franklim e alongou-se ainda mais. Queria pagar-lhe a tarde do senhor Américo, não foi possível. Assim, para mim, torna-se complicado pedir favores.
Eu ando a ficar com a ideia que o senhor Franklim adorava que viessem para Vila de Muros mais uns como eu — quero dizer mais pessoas. Um dia perguntei-lhe se gostava de astronomia e respondeu-me que gostava de tudo o que permitisse passar o tempo de forma interessante. E acho que lhe falta um pouco isso, há muito pouca gente e muito pouco interesse por tudo, excepto nos jantares das quintas. Assim sendo, tem tentado ajudar-me sempre que lhe surge a oportunidade. Ainda na Sexta me dizia que quando precisasse de um gerador era só dizer — esqueceu-se que já mo tinha emprestado.
E continuo cansado.
Na fotografia está o local onde fiz a fogueira no dia anterior. Vê-se a oliveira que consegui queimar debruçada na borda. Não há grande problema, naquele sítio não está com grande futuro.
Uma resposta para“A energia começou a ser pouca”
E pensar que há quem considere que a vida no campo não é dura e trabalhosa.