Forest Giants of the Pacific Coast
As florestas da costa Oeste norte-americana, são as mais altas e das mais densas do planeta. Neste livro Robert Van Pelt analisa 20 espécies e 117 perfis de árvores gigantes.
A obra começa com um interessante capítulo que ensina como são medidas as árvores, o seu diâmetro e perímetro, incluindo as fórmulas matemáticas para o efeito, bastante básicas para quem ainda se lembrar do mínimo das aulas do secundário. Depois, chegados ao cálculo do volume, as fórmulas complicam um pouco, mas é tudo muito curioso.
Van Pelt não só é um investigador competente, como desenha árvores maravilhosamente. O livro além de mapas, fotografia e esquemas, tem uma mostra excelente das habilidades do autor como artista. O capítulo seguinte começa previsivelmente com a famosa Sequóia Gigante e 11 dos seus mais distintos exemplares. Como podem imaginar, são as maiores, mas neste livro, uma árvore pequena tem mais de 50 metros de altura, as grandes mais de 100. As árvores “normais” andam pelos 70-80 metros.
São seres fabulosos, saidos direitinhos de livros de fantasia do calibre de O Senhor dos Anéis. Neste Mundo, parecem deslocados, no tempo e no espaço.
Os desenhos mostram de forma brilhante todas as árvores estudadas, mas as fotografias, suponho que são as possíveis. A maior parte das vezes o que se vê é a base de troncos descomunais, frequentemente com presença humana, por uma questão de escala. Tem algumas fotografias de exemplares isolados e também de alguma paisagem, mas fotografias dos gigantes, suponho que só de helicóptero ou balão, ou outra técnica que eventualmente não foi possível usar.
Apesar disso, não deixa de ser um livro muito recomendável e de leitura muito agradável.
Forest Giants of the Pacific Coast de Robert Van Pelt, na Amazon.co.uk.
Deixe um comentário