Podar a Glicínia, Wisteria sinensis (Fabaceae)


Segundo a Gardener’s World e o livro RHS: Pruning & Training, no Verão — dois meses após a floração –, deve-se cortar os muito longos e finos ramos para uns 25cm.
Agora, no Inverno, esses ramos devem voltar a ser cortados ainda mais , para uns 5cm — deixando apenas um ou dois rebentos a partir da base. Desse modo, a Glicínia deverá florir abundantemente no ano seguinte.
Os ramos soltos devem ser atados aos arames ou estrutura que suporta a planta.

Estive hoje a podar a Glicínia da casa que foi dos avós. Confesso que estas indicações me pareceram escassas, pois não foi podada no Verão e no geral parece-me uma planta algo confusa — fruto de podas à balda durante duas décadas ou mais. Tentei fazer o melhor possível, sem estragar nada. Também recolhi três exemplares de sementes como a fotografia ilustra. Só existirem três é também um retrato do estado da planta, acho eu. Agora estou aqui pacientemente à espera das flores e do respectivo cheirinho.

Uma resposta para“Podar a Glicínia, Wisteria sinensis (Fabaceae)”

  1. ALICE

    Gostaria de saber se vc pode mí fornecer algumas sementes pago todas as despesas de corrêios wisteria glicenias ou das jades.Se alguem lê e poder mi ajudar agradesso.

  2. grasiele

    olá. estou a procura de muda de glicinia há tempos e não tive êxito. será que você poderia me vender umas sementes dela?

  3. TAMI MARÇAL

    Gostei muito das orientações e as informações batem com o que tenho experienciado com a Glicínea que demorou 23 anos para florir por falta de conhecimento.É um bonsai semi-casacata de cor lilás. Já teve duas floradas. Benção de Deus em minha vida. Vou seguir as dicas de podas. Obrigada.

  4. Tânia M. Magalhães

    José Rui,
    Bom dia! Estou a pedir-lhe ajuda sobre uma novidade que surgiu na minha glicínia roxa de 16 anos. Estão aparecendo manchas cor de café com leite nos caules. Moro no sul de Minas Gerais, Brasil.O inverno é frio.Chega a ter geadas e mesmo no verão as noites são frescas. Aqui ela floresce em julho ou agosto.Hoje,11 de junho estamos na fase de queda das folhas para vir a florada. É o primeiro ano que estas manchas aparecem.Não posso nem pensar em perder minha glicínia. Ela ocupa lugar especial em meu jardim e já me deu momentos de muita alegria e fotos belíssimas.Agradeço sua opinião. No aguardo, Tânia..

  5. TAMI MARÇAL

    Estou me preparando para apoda de inverno. Quando florir, trarei minhas impressões. Obrigada.

  6. Paula

    Boa tarde!
    Comprei pela net 5 sementes de Wisteria sinensis.
    Como e quando as devo semear??
    Aguardo um comentário.
    Muito obrigada!

  7. ana

    gosto muito desta planta mas nao tenho nenhuma. Alguem tem sementes que me possa dar?

  8. patricia pires

    gostaria muito de comprare essa semente,mas não sei onde e nem como vc poderia me ajudar??

  9. Paulo Agrippa

    Ola a todos que curtem esta planta.
    Comprei pela internet 08 sementes da wisteria na cor branca, segui todos os passos para o plantio, estou muito curioso para ver a germinaçao, que pode demorar ate 60 dias.

  10. zaira.balardin

    moro no R.S. tenho uma glicinia enorme,,,depois da florada não brotou como nos anos anteriores…será que falta podar,/que tipo de poda faço e que adubo devo utilizar……obrigada……adoro as respostas do José Rui

  11. José Rui

    Eu não utilizo adubos, só composto e coisas naturais, não químicas. A glicínia deve ser podada duas vezes por ano. Se procurar “podar a glicínia” por aqui tem algumas indicações tipo estas.

  12. Zaira balardin

    Jose Rui, obrigada pela orientação, não ficou muito claro para mim de 72 anos de como fazer as duas podas anuais.Adoro cultivar flores..fico triswte quando as vejo com problemas como a minha glicinia…que floreceu maravilhosamente ,após não brotou como nos anos anteriores.Obrigado e venha comer um churrasco conosco nete belo R.S. Zaira

  13. ISA

    ola a minha mãe tem uma glicinia e neste momento está no seu explendor linda florida, quando veio lá pra casa era minuscula e em 2 ou 3 anos ficou enorme neste momento deve ter uns 15 anos e se já se tivesse cortado e serrado (sim serrado porque elas ficam com um tronco muito grosso) já nem teriamos jardim nem espaço livre ela apoderava-se de tudo, por isso não demora 7 anos para florir nem um terço desses anos descanssem…´só tem um senão suja muito quando os caixos ficam velhos, todos os dias se tem que andar com a vassoura na mão, mas sim não deixa de ser linda

  14. sandra rejane lazaretti

    plantei uma muda de glicinia dois meses atraz,estou preocupada pois toda folhas cairam,tenho medo que morra.oque devo fazer,algum adubo ajudaria???

  15. Olândia

    Gostaria muito de comprar poucas sementes ou mudas da semente wisteria sinensis. Obrigada.
    Olândia

  16. Katia Maria Bortoluzzi

    José Rui, tenho uma glicinia em Cananéia, São Paulo, Brasil, e nunca foi podada. Está cheia de galhos e é muito confusa sua formação. Estou a podá-la e resolvi deixar dois ou três galhos dos maiores que parecem principais, fazendo nela uma poda radical. Estamos no final do inverno aqui. Além disso ela brotou em vários pontos do solo, como se pudesse caminhar sob a terra e sair a seu bel prazer. Gostaria de saber se estou a fazer a coisa certa. Aguardo e agradeço, Katia.

  17. José Rui

    Não sei… quando eventualmente tenho de fazer uma poda radical nalguma planta, costumo prolongar o processo por dois ou três anos, para o choque não ser tão grande. Mas a Glicínia é uma trepadeira extremamente vigorosa e certamente irá voltar a rebentar com força.

  18. Paula

    Ainda não desisti de ter uma glicínia …
    Oh! E o churrasquinho, José Rui? :)))

  19. Filipa

    Boa tarde
    Comprei há cerca de 2 meses uma glicínia branca que de repente começou a secar.. estou com pena de não conseguir recupera lá.. há algum sábio que me possa ajudar na recuperação desta bela planta.? Já reguei inúmeras vezes e continua seca….
    Obrigada

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.