Bolbos para o Verão

Ainda às voltas com a cratera jardim, pois o tempo não tem ajudado, adquiri uma série de bolbos para o Verão, na Casa Hortícola:
Tulipas tardias, ‘Leen Van Der Mark’, ‘Judith Leyster’ e ‘Mrs. John T. Scheepers’, Lilaceae.
Lírios, ‘Chinnok’ e ‘Escapade’, Liliaceae (6 de cada).
Jarros Zantedeschia, vermelhos e amarelos, Araceae (2 de cada).
Frésias, amarelas, brancas e rosas, Iridaceae (respectivamente 20, 20 e 10)

Por sugestão da Jardineira, juntei ainda as seguintes plantas do Lidl:
Commelina coelestis, Commelinaceae (3)
Equinácea-púrpura, Echinacea purpurea, Asteraceae (6)
BBC Gardening
Steven Foster
Gerânio-sanguineo, Geranium sanguineum, Geraniaceae (6)
Foguetes, Kniphofia tritoma, Asphodelaceae (3)
Heliopsis scabra, Asteraceae (6)

Ainda não pesquisei muita informação sobre elas (nem todos são bolbos). É uma verdade que tenho uma resistência nula quando se trata de comprar plantas. Agora estamos a refazer o jardim, mas em condições normais, ao comprar acho que arranjo sempre lugar para mais uma, o que está longe de ser verdade. Do que me continuo a queixar é que por muita bibliografia, informação e planeamento, no fim e na prática, o jardim anda ao sabor de compras de ocasião e do que se encontra realmente nos hortos. Precisamos de um “plant finder” como o da RHS.

Uma resposta para“Bolbos para o Verão”

  1. Canteiro at Quinta do Sargaçal

    […] Demorou mais de uma tarde inteira, preparar e plantar um canteiro de 150×180cm. É demais, mas deparei com várias dificuldades. Para ficar ao nível do resto do pavimento, foi necessário retirar bastante terra. A espécie de terra que infelizmente temos, é metade entulho, metade terra. O miserável empreiteiro que nos fez as obras, no fim enterrou tudo no jardim ou coisa que o valha. Neste bocadinho, enchi um dos baldes pretos da fotografia, com todo o tipo de restos de obras. Já estava a desesperar. Não deixa de ser intrigante, como o jardineiro que nos plantou a grama, levantou poucas — ou nenhumas –, ondas, quanto ao assunto. São todos jeitosos. Também usei uma rede velha para peneirar a terra superficial que ia voltar para o canteiro. Peneirei quatro baldes, cada balde 25kg. Também adicionei uma boa quantidade de composto. Cavar em volta da Lagerstroemia indica, também se revelou mais difícil e moroso do que o esperado, pois as raízes andam à superfície. Tive de fazer uma subidazinha até ao tronquinho, para não a deixar desprotegida. No fim plantei tudo o que comprei no Lidl e na Casa Hortícola. As plantas do Lidl, estavam na generalidade inaceitáveis, várias totalmente podres. Do restante não tenho esperanças por aí além. Também da Casa Hortícola, vários bolbos apresentavam bolores. Talvez tenha sido destes dias extremamente húmidos, talvez tenha sido porque não fui eu que os escolhi. Aliás, já várias pessoas se queixaram do mesmo — na Casa Hortícola, gostam pouco que se mexa na mercadoria. Não sei o que vai sair daqui. Para o fim, já meio de noite, já nem sabia a quantas andava. Onde estava o quê… Enfim, a desorganização. Também não tive tempo de proteger minimamente a plantação dos animais, coloquei desde um tanque de lavar roupa a um carrinho de mão, na tentativa de impedir o Quimby de arruinar o trabalho. Por fim, fiquei algo admirado com a quantidade de lixo que sobrou. Entre embalagens e embalagenzinhas, sacos de plástico, papéis… Não se consegue escapar a produzir este desperdício, porque é assim que tudo está designado. De assinalar que parte das compras na Casa Hortícola, foram avulso em cartuchos de papel, o que contribuiu de certa forma para mitigar o problema. […]

  2. Rodrigo Fortes

    Gostaria , se fosse possível a ajuda, de saber aonde posso encontrar a planta Echinacea purputea para plantar.Moro em Viçosa-MG. Grato pela atenção.Obrigado

  3. Raquel

    Olá! Sei que já passou algum tempo desde a sua postagem, mas pode ser que ajude http://www.cantinhodasaromaticas.pt é um viveiro em Gaia e tem uma vasta gama de plantas aromáticas e medicinais onde podes encontrar a echinacea. Podes comprar on-line, enviam para todo país.

  4. cristina

    Olá. Adorava comprar túlipas em vaso….será qeu me podem ajudar? Obrigada

  5. José Rui Fernandes

    Cara Cristina, o melhor é comprar os vasos, terra e os bolbos e plantar na época própria, habitualmente no Inverno, para florirem agora.
    Mas deve haver quem as venda já em vaso.

  6. Joao Costa Azevedo

    o que eu queria realmente era encontrar muita informação sobre a Tulipa!Na internet nao esta nada facil!

  7. Arlindo Almeida

    Amigos

    Gostaria de informar que dispomos dum vasto sortido de bolbos de flores (túlipas, lirios, narcisos, fresias, jacintos, ranunculus, anemonas, etc), apropriados para plantar no Outono cuja floração em vaso ou na terra, ocorrerá no Inverno e princípio da Primavera.

    Tambem damos informações técnicas sobre os cultivos.

    Estamos no Porto Alto, concelho de Benavente. Podem contactar-nos nos endereços acima.

    Boa jardinagem !

  8. Ricardo Leal

    Deparei-me com uma situação interessante.Não sabia o que eram bolbos até um cliente me contactou para eu fornecer-lhe uma rede para os embalar e aqui estou na net a perquisar. Ora, eu vendo e represento uma empresa espanhola e fabricamos aquela malha tipo a do alho, fina e estreita e foi essa mesmo que o meu cliente embalou bolbos de flores.Para quem necessitar aqui fica um posssivel modo de embalar para possivel comércio.obrigado

  9. Arlindo Almeida

    Olá

    De novo venho ao v/ contacto para dizer que abrimos uma loja de venda de bolbos on line.

    Temos já em armazém tulipas, lírios, narcisos, freesias, anemonas, crocus etc. Enfim todos os bolbos de Inverno

    Podem consultar o nosso site: http://www.Horsegarden.pt

    Boa jardinagem.

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.