Semear Abóbora, Curcurbita Spp. várias (Cucurbitaceae)

Todas requerem um solo rico e que retenha bem a humidade, embora bem drenado. Necessitam de rega muito regular. Todas ressentem a perturbação das raízes, portanto ao semear protegidas para transplantar para o local definitivo, são óptimas candidatas para módulos biodegradáveis, como por exemplo o interior dos rolos de papel higiénico.
Semear em vasos ou módulos no início da Primavera em substrato comum, cobrindo as sementes com uma fina camada. Coloca-se num local protegido e com a temperatura a rondar os 21º. A germinação deve ocorrer passados uns 5 ou 10 dias. Planta-se no local definitivo a uma distância de 90cm a 2m, dependendo da variedade.
Em alternativa, no fim da Primavera, semeia-se no local definitivo, previamente preparado, a uma distância de 90cm. A temperatura à noite não deve descer dos 10º. A germinação acontece passados entre 10 a 18 dias.
Como podem imaginar, são plantas que necessitam de uma apreciável quantidade de espaço. Como vimos no texto As Três Irmãs, funcionam bem a consociação com milho e feijão.

Nutrition facts, abóbora crua

Nutrition facts, abóbora cozinhada com sal

Muita informação adicional na University of Georgia.

Uma resposta para“Semear Abóbora, Curcurbita Spp. várias (Cucurbitaceae)”

  1. Filipe

    Em relação à abóbora, uma maneira tradicional de a plantar é abrir uma cova na terra, colocar composto, antigamente era o chamado estrume em que além de restos vegetais também continha restos animais. Ou seja, aguenta um meio bastante ácido na germinação.
    Não sei se sabes mas outro pormenor, no crescimento é o que se chama “capar” as aboboreiras, cada ramo começa por dar flores masculinas, sem ovário até que dá uma feminina, quando esta aparece corta-se a ponta do ramo para se desenvolver bem o fruto.
    Muitas vezes e quando o ano está húmido ou se pode regar em vez de se cortar a ponta, faz-se mergulhia no ramo após a parecer a primeira abóbora, cobrindo-o com composto ou estrume, cortando posteriormente dando origem a outro pé. Na abóbora gila, isto resulta bem, na abóbora menina a eficácia já não é tão grande.

  2. Filipe

    Esqueci-me de dar os parabéns pelo novo formato e conteúdos aos agricultores detsa quinta.

  3. jrf

    Bem-vindo de volta :) .
    Restos animais = bosta?
    Eu acho que faço distinção entre estrume e composto. O estrume para mim, tem principalmente bosta vária e um aspecto tipo pasta em que não colocaria a mão. O composto, parece terra fresca e cheira a terra fresca.
    Sabia do “capar”, embora na prática não tenha a certeza de como fazer. A mergulhia, nunca tinha ouvido.

  4. Filipe

    Isto de estrume e composto é como o nome vulgar das plantas. Para mim o composto é feito de resto vegetais, mais fácil de decompor, e bastante rico em azoto.

    Na casa do meu avô com um quintal grande e no local mais longe da casa, existia a estrumeira, para onde ia todos os restos da cozinha e de cama de animais. Tal como o composto se esperares o tempo suficiente, um ano, se usares minlhocas, (comercialmente chamam humus) é mais rápido, transforma-se numa massa parecida com terra e tão agradável como o teu composto. Este é rico em azoto potássio e fósforo, da decomposição dos restos animais.

  5. duarte

    ola! Gostei muito do saite porque me ajudau a procurar o que eu queria.bjs

  6. Jose Lopes Monteiro Cerejo

    Tenho um grande problema com as minhas aboboras meninas.
    Quando estão com cerca de 50mm a flor do topo começa a murchar, depois fica amarelada e quando cai, a ponrta da abobora fica podre.
    A abobora começa então a murchar e acaba por parar o desenvolvimento caindo depois.
    Com as aboboras dos porcos não há problemas.
    Por favor ajudem-me a resilver este problema
    Obigado

  7. José Rui Fernandes

    Não sei que lhe diga, nem tenho grande solução.
    O ano passado isso aconteceu nas nossas courgettes — as mesmas que este ano estão com grande sucesso.
    A ideia que me dá é que é um fungo a fazer estragos.

  8. ALESSANDRA

    GOSTARIA DE SABER A LUA MAIS FAVORÁVEL AO PLANTIO DA ABÓBORA POIS PRETENDO INICIAR O CULTIVO. GRATA.
    ALESSANDRA

  9. João

    Alessandra.

    Há um ditado popular que reza assim:

    “abóbora semeada na Lua cheia, dá abóbora e meia”.

    Cumpts

  10. Jorge Silva Dantas

    plantei agora em janeiro, uma variedade de abóbora “jacaré” carecterística aquí do semi árido região sudoeste da Bahia, será que, com o frio e muita chuva nos meses de maio e junho terei problemas com o crescimento dos frutos?
    Gostaria de resposta,
    Atenciosamente,
    Jorge.

  11. jose eugusto lourenco

    ola, tenho umas sementes de abobora menina de duas qualidades, umas das quais muito alaranjadas. gostava de saber qual a melhor altura do ano para as semear, e se requer alguns cuidados especiais. obrigado. cumprimentos. Lourenco

  12. José Rui Fernandes

    @Jorge Dantas: Eu sei pouco, para não dizer nada sobre plantas características do Brasil e sobre as condições brasileiras para cultivar. Mas habitualmente as abóboras não gostam de frio.

    @José Lourenço: Em Portugal? Diria entre Abril e Maio… Mas o tempo anda tão alterado que tem de ver — se estiver quente, mais cedo.

  13. ricardo cardoso

    olá!
    acontece-me o mesmo que ao Jose Lopes Monteiro Cerejo, aparece a flor fêmea mas depois seca e seca a pequena abobrinha que lhe está justaposta… agora também estão a secar as folhas que estão mais perto do pé, e também me parece que essas folhas estão com uma especie de bolor.
    os meus 2 pés de abóboras estão plantados directamente em 3 sacos de siro-plant que estão no meu pátio virado a sul com sol e calor todo o dia.
    ricardo

  14. fatimamendes

    plantei a cerca de dois meses abobora e gostava de saber se tenho que ter algum cuidado especial com a planta ,por que ate agora ainda nao vi o vegetal , sera que ainda e cedo e que vejo flor mas mais nada tambem gostava de saber se o facto de as vezes quando ando a regar sem querer toco na planta com a mangueira sera que isso faz cpom que nao cresça?

  15. luzia pires

    gostaria de saber como fazer para comprar sementes da abóbora gila?

  16. ana

    As abóboras semeiam-se em março.

    Eu semeei e tenho aboboras com mais de 20 kg foi a primeira vez agora gostaria de saber quando se apanham estou em Portugal zona Ribatejo

  17. Antónia

    OS frades e as abóboras sempre ouvi dizer a minha mãe que se semeavam no escuro de Janeiro, a mim parece-me que seja na lua nova.

  18. Marlene da Silva

    Eu semeei aboboras em março e abril de varias qualidades e colhi agora as ultimas (abobora menina c/mais de 20 kg)

  19. Barbara Neves

    sim sim!!! dou um concelho é melhor a explicação ir por passos (1,2,3…) se não, não se percebe nada.
    Saúde…Que deus vos abençoe…Boa sorte com a vida futura seijam muitom felizes e não se esqueçam de como se planta uma abobora.

    Barbara Neves

  20. emily

    gostaria de saber se as folhas da abobora dão alguma reação alérgica na pele pois cortei e saiu uma mancha parecendo queimadura na minha pele

  21. artur de sousa silva

    olá meus caros amigos. Pelo que li alguns muito inesperientes no cultivo da aboboreira mas o ditado é velho ninguem nasce ensinado.Em portugal a melhor época para semear MARÇO-ABRIL e a giria dis isto. Lua- nova semeia abobora Lua-cheia abobora semeia Quarto-minguante abobora sempre Quarto-crescente abobora pra frente QUalquer dia do mes é ideal. Até sempre

  22. fabio

    sou natural dos Açores e já meu avô sempre me disse que a abobora, melão e mesmo a melancia deve ser semeada em março ou em abril de preferencia no “enchente”. o “enchente” refere-se ao quarto crescente. Esta fase da lua estimula um mais rapido crescimento das plantas. Já fiz a experiencia e resulta e se formos ainda mais minuciosos deve-se semear com a subida da maré. Não pude ainda comprovar este facto, mas já tive grandes dicussões com o meu avô, mas sem chegarmos a nenhum consenso.

  23. Aristeu

    Quantas aboboras, (menina por exemplo,) devemos deixar, em cada cipo, se for muitas, ficam miudas, dai poderemos tirar verdes, porque são as melhores, como abobrinhas.
    Acho isso importante mas não está na Internet.

    Grato
    Aristeu

  24. f.saraiva

    A TROCA DE CONHECIMENTOS É IMPORTANTE, MESMOS QUE DE ABOBORAS SE TRATE, NO ENTANTO , ABOBORAS DE 70 KG, SAO
    ALIMENTO GOSTOSO PARA SUINO.

  25. antonio barbosa

    gostava de saber como se conhece a flor macho e femea o brigada

  26. palmira silva

    A flor fêmea destinge-se porque- tem a futura abóbora e a seguir a flor .se reparar bem a flor macho tem um espigão idêntico á do Jarro ou antúrio . eu costumo fazer a polinização arrancando a flor macho e fricciono dentro da fêmea . esta deixa polém e assim tenho mais abóboras . espero ter ajudado .

  27. palmira silva

    Ando á procura de sementes de abóbora gila .agradeço a quem me informar onde as posso adquirir .
    antecipadamente o meu muito obrigado .

  28. antonio barbosa

    agradeço a explicaçao da diferença da flor femea da flor macho. Compreendi perfeitamente
    obrigado
    antoniobarbosa

  29. Edson - Santa Catarina

    Gostaria de receber informações sobre plantio de:
    Abóbora Bárbara e batata doce: Espaçamentos, quantidades/ha, adubações, doenças e pragas, produtividades, custos, onde encontrar mudas e sementes, etc.

  30. Helena Filipe

    Gostaria que me informassem quando devem ser colhidas as abóboras gilas

  31. Janaina Santana

    Nasceu um pé de abóbora pescoço no quintal de minha casa, já está dando frutos, só que quando está com mais ou menos 15 cm de comprimento, elas caem. É assim mesmo até que fique duas ou três no pé, ou meu pé de abóbora está doente ?

  32. josimar cabral viana

    Gostaria de saber o que fazer para que as abóboras parem de cair assim que nascem !

  33. sonia

    Tenho uma pequena plantação de abobora, mas todas estão bichadas. O que fazer para que isso não aconteça? Obrigado

  34. ALUISIO KONZEN

    MEU PLANTIO DE ABOBORA JAPONESA, IRRIGADA, ESTÁ APRESENTANDO FOLHAS BRANCAS NA FACE SUPERIOR E FACE INFERIOR VERDE (NORMAL). PELO QUE OBSERVAMOS, NAO PARECE OIDIO, MEM VIMOS ÁCARO.
    ALGUÉM TEM ALGUMA IDÉIA, ALGUM COMENTARIO QUE POSSA NOS AJUDAR?
    AJK

  35. charles fred

    ola ? plantei no meu quintal abobora menininha , dão flores macho e femeia como dizem, chego a ver a abobrinha mas ela morre ainda pequena , como devo fazer para que de aboboras que cuidados devo ter ?

  36. Claudia

    Bom dia li uma matéria sua sobre abobora cortar a ponta dela e deu certo agora elas vingaram no pé e outra dica também foi a da semente colocada na água e as que afundaram brotaram e deu certo venho através desta lhe agradecer e com meu muito obrigado.

  37. Piedade Sousa

    Boa tarde, gostaria de saber se posso semear as sementes de abobora que jungo ser “menina” mal as retire da abobora ou devo deixar secar. obrigada

  38. Adroaldo Mendes

    Meus amigos bom dia, tanho um pé de abobora que cresceu em meu jardim, esta muito bem desemvolvido e produzindo flores “machos”, gostaria de saber como fazer para que também produza flores “femeas” e consequentemente os frutos que é a nossa necessidade.

  39. joao almeida

    bom dia a todos.
    tenho uma cultura de aboboras normal (chamada porceira) (abobora para aproveitamento da pevide para torrar) no total de 65 covinhas em que nelas todas deixei 2 plantas pois distanciam-se 2m entre elas.
    as plantas estam agora a engrosar o teu tronco e a ganhar as 3 folhas.
    gostaria de saber se tenho de ter algum cuidado em especial (proviza para o mildio; enxofre; etc)
    obrigado
    um abraço

  40. felipe

    Pra colher semente de abobora pra plantar existe alguma tecnica como se escuta falar cortar a metade e colher a parte de baixo, isso tem alguma lógica?

  41. Adelino Sousa

    Gostaria de saber se devia capar as plantas da aboboreira, ou se seria melhor deixar a planta ao seu destino, obrigado desde já.

  42. silvia bitencourt

    Tenho um grande problema com as minhas aboboras.
    Amarelada e cai, e quando cai, a ponrta da abobora fica podre.
    A abobora começa então a murchar e acaba por parar o desenvolvimento caindo depois.
    Por favor ajudem-me a resilver este problema
    Obigado

  43. Luís

    oi!
    tenho um problema com as minhas abobrinhas logo depois da floração elas comesam a murchar e logo em seguida caem e outras simplismente apodrecem a ponta ainda não consegui colher nenhuma abobrinha, porque será?

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.