Acer japonicum ‘Aconitifolium’ (Aceraceae)

Cultivado desde 1888, é conhecido no Japão por Maiku Jaku, ou “Pavão-dançante”. Como se pode aferir pelo nome é uma pequena árvore muito exuberante. De crescimento moderadamente lento, atinge os 5m de altura, tal como de copa, ficando com proporções arredondadas. Trata-se certamente do mais belo e típico cultivar da sua espécie.
É ornamental desde o início da Primavera, com as suas flores púrpuras, imediatamente antes de aparecerem as folhas de um verde claro luminoso. No Verão as folhas passam a um verde profundo. É um destaque excelente num jardim com espaço limitado, especialmente no Outono, onde poucas árvores se lhe podem comparar em forma e cor.
Recebeu o prestigiado Award of Garden Merit da RHS em 1993.
Cultivo: Prefere solo húmido, bem drenado, ao sol ou sombra parcial. A quantidade de sombra afectará a cor de Outono. Não necessita, nem gosta de poda.
Reprodução: (Investigar).
Resistência ao frio: Totalmente resistente.
Pestes e doenças: Sem problemas.

Fotografia de um exemplar excelente
Bellevue Botanical Garden

2 Responses to “Acer japonicum ‘Aconitifolium’ (Aceraceae)”

  1. Rosa

    Estes Acer são totalmente resistentes ao frio, mas muito sensíveis ao vento e ao calor forte o que os torna de difícil cultivo no nosso país.

  2. José Rui Fernandes

    Não encontrei grande informação, mas tenho de investigar. Nos Palmatum, de facto já reparei que o vento os afecta particularmente — e o nosso Acer palmatum var. dissectum, só apanha o Sol da manhã, escapando-se à torreira de Verão. Está um exemplar interessante.

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.