Hábil poda

Hábil poda
Há cerca de um ano, deparei-me com esta hábil poda nos chorões da empresa Cunha Gomes. Junto com os plátanos, os chorões, salix babilonica, devem ser as árvores mais sacrificadas pela cáfila de ignorantes que anda para aí de serra em riste, armada em jardineiro.
Esta semana, fiquei algo espantado ao ver um verdadeiro esteta empoleirado em cima desta árvore a esforçar-se por mantê-la no estado arruinado que se vê na fotografia. Ainda não tinha recuperado da do ano passado, já levou outra.

Segundo o que pude apurar, estas rolagens usavam-se em Inglaterra em árvores exclusivamente destinadas à produção (por exemplo de tacos de criquete). Nunca na vida, em árvores ornamentais, como aliás o dita a lógica mais rudimentar. Ironicamente, se há árvore que mantém uma estrutura bela e interessante no Inverno, é exactamente o chorão. Além de não serem jardineiros, os proprietários dos pobres chorões, têm pouco gosto.
A selvajaria nos jardins parece grassar aparentemente à conta de dois fenómenos: Primeiro, tornou-se num grande negócio. Ganha-se bem mais a estragar árvores do que a deixá-las crescer, não é preciso saber nada e desse modo proliferam as pseudo-empresas de jardinagem. Segundo, parece existir um mimetismo baseado na mais profunda ignorância das coisas verdes. Um faz porque o outro faz e nenhum sabe muito bem porquê.

Uma resposta para“Hábil poda”

  1. Green Man

    Mas não haverá ninguém que dedique um tempinho a procura saber quem são os autores de tamanhas ‘podas’??
    É só o que se vê em blogues verdes!!!
    Que irritação!!!

  2. Carlos Augusto Kroehling

    Tenho plantado algumas mudas do Falso Chorão na frente de minha casa para aproveitar a sombra e a beleza do arbusto.
    Gostaria de ser infomado como posso podá-la(educá-la) para
    que fique bonita.
    Já a amarrei no centro do gradil protetor para que ela fique
    retinha. Será que ajuda????
    Tem agora aproximadamente dois meses de plantadas, já têm
    + ou – 02 mt. de altura. Quando virá a poda, onde corto????

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.