Evitar piolhos nas favas
Quando as favas atingem a altura desejada e já têm as flores desenvolvidas, deve-se cortar a ponta (um ou dois andares de folhas). Desse modo, sem folhas tenras, evita-se a colonização por afídios.
Este ano resolvi fazer a experiência e deixei um grupo que cresceu espontaneamente sem este tratamento. O resultado foi nenhum piolho nas que cortei e as outras ficaram como esta da fotografia. Entretanto cortei as pontas e acabei com os piolhos, felizmente a colheita deste grupo está praticamente feita.
Uma resposta para“Evitar piolhos nas favas”
Excelentes dicas estas que por aqui vem publicando, em alternativa à bomba-atómica dos insecticidas. Obrigado.
Também experimentei esta técnica este ano e resultou muito bem. Tão simples!
Esta tecnica ainda não tinha ouvido falar, estou agradecendo a voces que escrevem tecnicas para o manejo de pragas.. Parabens
temos uma horta na escola e vamos fazer esta tecnica para eliminar as prgas obrigado por este site a internet devia ser sempre assim bjxx ffx
E que escola maravilhosa é essa com uma horta e tudo?
Data 16/02/2018 BOM Dia eu tenho pé de fava conhecida como fava de Oxalá , ela é branca parece feijão branco sendo que é maior , e a outra é conhecida como fava de Iansã de cor vermelha rosada , Também parece feijão grande eu tenho mas de um kg. Na viagem já seca eu gostaria de fazer artesanato mas não sei como tratar para não estragar ? Depois que fiz colar ,ela deu bichinho ! O que devo fazer para utilizar sem que se estraguem ?
Mas as minhas faveiras ainda são pequenas, têm cerca de 20 cm não dá para se lhe cortar as pontas. Neste caso como fazer?