Flor de laranjeira
Quando as laranjeiras passarem esta bonita e cheirosa fase e os frutos atingirem o tamanho de uma bolinha de chumbo (já está um na fotografia), deve-se pulverizar com calda bordalesa (sulfato de cobre e cal). É uma atitute preventiva, perfeitamente aceite nos métodos de cultivo biológicos. Três pulverizações por ano evitarão muitas doenças e parasitas.
Uma resposta para“Flor de laranjeira”
excelente blogue !
ripei-lhe este post. acho que fica bem no meu instituto futurista.
por cá voltarei, à procura de mais…
parabéns !!!
acabei de chegar e estou a gostar bastante!
e tenho tambem uma questao se me é permitido…
plantei recentemente uma laranjeira (a minha 1ª) e está cheínha de flor que é um consolo de ver, infelizmente está cheia de formigas, fazem carreiro pelo pé até ás flores, nem sem se faz mal á jovem laranjeira, mas não é agradável de ver. já tentei travar as formigas pintando o pé com cal mas não resultou!
se houver por aí uma dica é bem recebida!
abraço
Ah, caro António Nabais, as formigas não querem nada com a sua laranjeira — mas sim com os pulgões (afídios) que já lá devem andar. Atrás disso, só desgraças.
Quando o fruto estiver tipo bola de chumbo, calda bordalesa em cima, com uma boa pulverização (pode ser daquela em sacos pré-preparados para não ter que misturar o sulfato de cobre e cal viva) na proporção indicada (nem mais, nem menos).
Se não resultar, deve tentar uma das várias receitas que por aqui temos publicado, talvez procurando “técnicas e dicas” nas categorias do arquivo.
então as fomigas são aliadas, muito bem…
segunda-feira lá estou na loja a comprar a calda bordaleza, e aproveito e dou banho também ao limoeiro, não que padeça de qualquer mal visivel, pelo menos aos meus inexperientes olhos, mas como medida preventiva…
continuo a bisbilhotar por aqui… adoro isto!!!
Não chegam a tanto…
Não infligem dano às plantas directamente, mas protegem os pulgões.
Olá José,
vc sabe me dizer se o nome flor de laranjeira de alguma simbologia?
abçs,
Estou encantada com toda a informação que acabo de ler, pois vem ao encontro das minhas necessidades:
Tenho 4 laranjeiras carregadas de ferrugem preta, tanto nas folhas como no fruto.Como eliminar a ferrugem?
Gostaria de saber também,até quando as laranjas se podem manter na árvore..
Muito obrigada pela atenção que possam dedicar-me.
Eu acho que a calda bordalesa também elimina boa parte da ferrugem. Pintar com cal também, mas não fica muito estético na minha opinião.
As laranjas aguentam bastante tempo na árvore, mas tem de ver as suas próprias condições e as variedades. Se o sabor se começa a adulterar, ficam moles e a cair, é sinal que as devia ter colhido. Se estiverem com aquilo que consideram sabor ideal, o melhor e preparar-se para colher — mas mesmo assim note que não amadurecem todas ao mesmo tempo.
Oi, sou uma estudante de agronomia,curso ainda o 1º periodo, no entanto estou estremamente feliz por encontrar um blogue o qual posso aprender sobre minha futura profissão!
Inclusive estou eu fazendo um trabalho sobre esta maravilhosa planta “a laranjeira”, qualquer informação será estremamente bem-vinda
Desde já agradeço!
minhas laranjeiras, limoeiros, estão cobertos por polia preta, e as fruteiras novatas, com mtos pulgoes e uma praga que se ve nas folhas e parece que por ela passou uma pquena lesma… por favor, como porceder pra acabar com estas pragas… edmo..
Caro Edmo, veja se este texto o pode ajudar.
lindíssima imagem que aqui colocaram!!
simplesmente é muito linda a flor da laranja!
é fantástico seguir o procedimento deste fruto!
pois é um fruto que é rico em vitamina C, importante para o nosso organismo!!
É bom pensar que uma semente, pode multiplicar-se em frutos e que dentro deles ainda há mais sementes!
A laranja, dependendo da região, é doce.No Algarve (e também noutras regiões) é muito boa!
Linda imagem!
Só a imagem ajuda bastante na pesquisa!
Continuem neste projecto, visto que tem comentários favoráveis!
P.S. – Sugiro que dêem mais informação no texto abaixo da imagem!
A flor da laranjeira realmente é uma obra divina pois se nota claramente a estigma entumecida, esperando pelo grão de pólen e assim frutificar mas existe um problema sério no Brasil tropical. A floração se dá nos meses de julho e agosto quando a sêca está no auge e muitas destas lindas flores Cairão do pé sem se desenvolver por desidrataçao. OH!!!!!! QUE FALTA FAZ UM GOTEJAMENTO !!!!!!!!!!!!
as minhas laranjeiras estao com as folhjas cheias de ,penso que serao bichos , que deixao rastos ,e ficao todas engelhadas .que faço .agradecia uma dica obrigado
Caro Álvaro, veja se este texto o pode ajudar.
acho isto muito lindo
gostaria de saber,ao plantarmos uma muda o enxerto fica por cima ou coberto de terra
muito obrigada
Enxerto por cima da terra. Terra à altura que estava anteriormente — pela marca do tronco.
Tenho uma laranjeira grande e muito produtiva, adjacente à casa. No Verão passado por motivo de obras foi cortada uma pernada da raíz. Neste momento está carregada de laranjas, mas estas começaram a amolecer e apodrecer na árvore. Sará devido ao corte ou poderá ser alguma doença? Não vejo nada de diferente nas folhas e ramos, mas apenas nos frutos…
Se não vê nada nas folhas e ramos, pode ser que a árvore se esteja a ressentir do corte nas raízes. Eu tentaria retirar desde já metade das laranjas. Também aproveitar para uma poda ligeira que que voltasse a equilibrar o porte da árvore com as raízes. Nem que fosse tirar uma pontas (nunca muito, os citrinos quase não se podam), aproveitar para retirar ramos secos ou mal posicionados. E para o ano via se recuperou.
Pior seria se tivesse sido contaminada com o ataque de alguma peste, algum fungo ou bactéria. Mas é difícil de detectar sendo subterrâneo.
Ola a todos meu nome Biscaia, é a primeira vez que vesito este espaço e achei muito interesante, e desde ja tenho uma dúvida que coloco para quem me possa exclarecer que é em que alturas é que se deve aplicar a calda bordalesa nas arvores?será que podemos aplicar com as arvores em flor?ou temos que esperar que os frutos vinguem primeiro para depois aplicar a calda!
obrigado a todos
Biscaia
Olá bom dia a todos!eu estou a fazer uma pesquisa sobre a calda bordalesa,mas eu estou com uma dúvida que gostaria que me exclarecessem que se relaciona com as quantidade de sulfato de cobre e de cal a ser utilizada.Será que as quantidades a ser usadas sao iguiais como tenho visto ou essa relação muda consuante as especies das arvores a serem tratadas.
Obrigado pela atenção
Biscaia
Caro Biscaia, a informação que tenho sobre Calda Bordalesa está no Jardinagem.org.
Eu gosto muito da minha pequena laranjeira, pricimpalmente quando ela está carregada de felore. E o belo perfume que ela deita no quintal todo, mas fico triste quando olho para ela e a veijo com as folhas pretas cheias de ferrujem.Esta converssa è só para agradecer as respostas que encontrei nesta pagina
a melhor tática para evitar as formigas nas árvores de fruto e vinhas é tão simplesmente colocar um anel de “massa consistente” no tronco se for esse o acesso à árvore. Fazer o mesmo em tudo o que permitir o acesso das ditas à mesma. acreditem pois resulta completamente e não prejudica a árvore. o anel tem de ter um pouco de altura(2mm) experimentem.
Olá Jose,
gostaria de uma ajuda.
a tempos pesquiso sobre as flores de laranjeiras e são poucas as informações que consigo.
Gostaria de saber a época em que elas florecem aqui no Brasil e se por um acaso posso encontra-las para comprar em algum lugar.
Por favor se tiverem alguma informação…
desde já agradeço
Não sei… Estou em Portugal. Depende das variedades. Aqui em Portugal temos variedades para dar laranjas todo o ano.
Tenho andado arredado nestes últimos tempos.
Estou com um problema numa das quatro laranjeiras que tenho.
Num espaço de quinze dias as folhas caíram e a floração abundante está também a cair.
Deu uma produção generosa com boas e grandes laranjas, apesar dos quatro anos de idade.
Não sei o que fazer perante o facto.
Agradeço ajuda.Bem haja.
Uma que está em casa dos meus pais está igual. Estava muito boa e agora está como nunca esteve. Até parece que vai desta para melhor. Estive a observar e está carregada de cochonilha. Não será o mesmo? Não conheço solução biológica. Aliás depois de consultar esta página da BBC, concluo que nesta fase só com tratamento químico.
Obrigado amigo JRF.
Hoje fui “consultar” um entendido na matéria e referiu que podem ser várias coisas, tais como: ataque de piolho,doença provocada por vírus ou bactérias, ou ainda falta de nutrientes.
Aconselhou-me em primeiro lugar espalhar granulado de ferro na area abrangida pela copa e esperar um pouco para ver o resultado.
Assim fiz, apesar de estar convencido de que não será isso que vai resolver, pois as folhas que estão em queda e já poucas restam na arvore, estão com aspecto saudável, com cor verde própria.
Prometo relatar o que vai acontecendo, mas estou convencido de que o tratamento será por via química dirigido a microrganismos que podem estar relacionados com a doença.
Também consultei a página que diz, mas a informação é muito detalhada a ponto de me confundir. Vamos ver.
Obrigado.
Gostei bastante do seu blogue!
Estou a iniciar e pretendia saber,quais tratamentos e quantidades
hei-de dar às laranjeiras.
Um abraço, e obrigado
Carapinha
Aos responsaveis por esta página envio os meus comprimentos com a condição de me aceitarem como v/membro (leitor).
É sempre bem recebido como leitor. Obrigado por passar cá.
Antes de mais os meus parabéns pelo blog.
Eu tenho várias larangeiras, no Minho, que produzem laranja grande mas com pouco sumo.
A casca também é a meu ver excessivamente grossa (a zona branca nunca mais termina…).
Alguém me sabe dizer se será algum nutriente que poderá estar em falta ou excesso de água (falta não é concerteza)?
Obrigado
Eu acho que é a terra demasiado ácida. Experimente num par delas começar a adicionar cinza ou serrim à terra (eu prefiro cinza) ou mesmo cal diluída na água de rega (não em excesso).
Obrigado pela visita.
Tenho algumas laranjeiras plantadas e em algumas delas, as folhas começam a amarelar e cair, sendo que em duas delas, já caíram todas as folhas e a laranjeira morreu.
Alguem pode ajudar.
Grato
Diria que é falta de nutrientes no solo. Mas para chegar ao ponto de morrer, pode ser algo mais. Que solo tem? Tem fertilizado com alguma coisa?
Interessante e diria mesmo…muito bom
Parabêns…pessoal.
Saudações cordiais
olá… o meu problema é seguinte..não achei nehuma resposta ainda, se li certo….É que tenho somente uma laranjeira, no noroeste do Paraná, e não queria perdê-la. Ela, digo, seus galhos estão como que “descamando” igual batata fervida quando quer sair a casca inteira..mais ou menos assim. Parece que é ferrugem…meio amarelado..alguem já encontrou solução? obrigado Jr.Curitiba
Olá. Tenho três laranjeira no meu quintal e o problema é o seguinte; As laranjas já grandes mas ainda não maduras estão a cair,vão ganhando cor e caem.
Alguem sabe do que se trata? Obrigada!
Que legal esse blog!
Encontrei muito boa informaçao aqui!
Tenho um pé de Mandarina. Pequeno…1.1/2 metro altura. Ano passado ela chegou a florir e apareceram as frutinhas, mas caíram todas.
Usei uma soluçao caseira: água com sabao, aquele em barra, amarelo, que contem soda. Com essa água limpei todas as folhas que estavam cheias de piolhos pretos. Deu resultado!
Esse ano está cheia de brotos e flores! Estou muito feliz!
Abraços a todos.
Está muito interessante, já agora um pedido e uma dica.O meu pai tem algumas laranjeiras umas deixam cair muitos frutos já na fase de amadurecimento mas não noto nada de especial nas folhas, ao lado estão outras no mesmo terreno onde nada acontece, será velhice?
Para a dita ferrugem (folhas pretas e melosas) o meu pai costuma pulveriza-las com sonasol verde, aquele das limpezas e 2dias mais ou menos depois lava-as com a mangueira dá resultado, mas não na época da floração, como é obvio
Prezados Senhores:
Tenho 10 laranjeiras, 2 limoeros e estou lutando á algum tempo contra a fumagina. Além disso, apareceu agora um “bichinho” branco que tomou conta até do caule do pé de tangerina. O que é isso? Como combater já que estou usando apenas a calda bordalesa?
Grato pelo ajuda,
Luiz Carlos Paulo
Tenho uma larangeira com 3 anos, deu este ano laranjas e depois começou a folha a cair e o tronco a ficar amarelo,parece seco. Algum remédio? Obrigado
Caro amigo, tenho um pomar de laranjas bahia, com frutos maravilhosos, pois estou bastante preucupado quanto a morte subita de algumas fruteiras, pois elas morrem aos poucos e secam de uma hora para outra. se possivel me ajude?
Caros amigos, experimentem fazer 3 tratamentos anuais. 2 antes da floração,( como mostra a foto no inicio da pág)por causa da polenização e não matar as abelhas. O segredo é: por cada 10 litros de água, encher primeiro o pulverizador para não fazer espuma e deitar 2 esguixos não muito longos dado que o produto é concentrado, de ” FAIRY ” detergente da loiça, mata toda a bicharada dá uma lavagem á folhagem e deixa algumas particulas de amónicos que alimentam a folhagem, e o produto é bio degradável. Experimentem! eu não uso outra coisa nas minhas laranjeiras e limoeiros hà anos com muito bons resultados. Isto foi-me recomendado por um amigo
Engº. quimico e tambem agrónomo. Vão ter laranjeiras bonitas e sem doenças. É claro que não despensa fazer uma boa caldeira de 60cm de diam. e com cerca de 15cm profund.
e no extremo da caldeira a +- 60cm uma cova com 20cm profund.deitar uma boa porção de adubo de preferência de matéria orgânica,e uma boa rega depois vejam os resultados. Boa sorte e saudações a todos. ” Victor “
Obrigado pela sugestão. Acho que vou experimentar…
Fiquei muito contente com as dicas que consegui para a minha laranjeira ela é pequena e novinha, mas este ano carregou, uma benção de Deus.Um abraços a todos e muito obrigado. Regina de Osasco/SP
Parabens José Rui Fernandes por este Blog.
É o melhor que encontrei até hoje.
Tenho uma pergunta em relação a podas.
Estou na região do Alentejo perto de Santiago do Cacem e gostava de saber a altura ideal para podar/limpar oa minhas laranjeiras e limoeiros.
As opiniões aqui são diversas embora eu pense que Outubro é a época ideal
Eu diria depois da frutificação, o que quer dizer que depende da variedade. A razão para isto é capaz de ser simplesmente prática, ou seja, não desperdiçar a fruta de uma época. Mas não corte muito, julgo que retirar ramos secos, cruzados e arejar um pouco o interior será suficiente. Pelo menos não costumo dar grandes podas nos citrinos. Obrigado por ter passado por cá.
Os comentários estão fechados.