Nabiças

Nabiças
Aqui para ter nabiças basta preparar um canteiro e espalhar as sementes. Passadas poucas semanas já há sopa. E tirando o ataque esporádico, as lesmas e caracóis custumam-nas deixar em paz. É o que se chama a horta sem trabalho nenhum.

Uma resposta para“Nabiças”

  1. João Espinho

    Boas
    Hoje estava a fazer um zapping, e “encalhei” num programa da BBC (que não sei qual era porque o apanhei a meio) sobre jardins, horta e demais assuntos relacionados com a terra. Apresentaram um método contra lesmas e caracóis que me pareceu eficaz.
    À volta da cultura que se quer proteger coloca-se fio de cobre (no programa até era um tubo daqueles da água) ligado a uma bateria de carro. Não faz mal a ninguém, e as nossas detestada pragas sentem um choquezito e voltam para trás. Diziam até que memorizam a área e que mesmo depois de tirar o sistema, que as ditas não regressam (digo eu que não regressam aquelas, mas regressam outras).
    Não me perguntem dados técnicos que não disseram.

    Se alguém exprimentar, diga depois como correu. Por enquanto sõ posso sonhar com o meu jardim… :(

  2. José Rui Fernandes

    Olhe uma coisa, o cobre é um conhecido repelente dessas pragas, se bem que caro. Agora a versão ligada à corrente desconhecia e parece-me “overkill”. A conductividade natural do cobre (extremamente elevada) faz isso naturalmente existindo inclusivamente tiras de cobre à venda para esse efeito. Por exemplo aplicam-se na borda dos vasos. Também há um “colares” de cobre que se aplicam no solo, ficando o caule da planta no meio. Mas tudo caro (a menos que seja para meia dúzia de plantas).

    Programa da BBC… Será o Gardener’s World? Seria excelente.

  3. João Espinho

    Pois é, amigo José, eu tenho a noção do preço do cobre. Não é à toa que ele desaparece dos postes (essa gatunagem… conversa para outro post ou comentário). Mas não sabia que havia coisas já próprias para o efeito (também, sou ainda aprendiz de jardineiro… Lá vou cortando a relva e ajudando aqui numa quinta aos fins de semana, mas como digo, ainda estou a sonhar com o meu jardinzinho)

    Quando diz “colares”, it rings a bell, como dizem os americas… De facto a expressão que eles usaram nesse programa foi “Copper ring”. Facto é que este estava ligado à bateria.
    Quanto ao nome do programa, não posso ajudar para já. É que foi na televisão finlandesa que vi isto (ainda estou a morar na Estónia). Ainda fui ao guia TV mas o nome estava em finlandês sem qualquer nome original.

    Havia também um “afugentador de gatos vadios” muito “Hi-Tec” mas DIY, com detector de movimentos, bidon de água (da chuva), bomba de água e umas mangueira estrategicamente colocadas. Estava, no mínimo, original.

    Bom trabalho lá no Sargaçal

  4. Eliane

    Queridos amigos, me parece que vcs estão em Portugal, sou brasileira descendente de Portugueses, e minha avó fazia muito Papas a Portuguesa, só que ao inves de Nabiscas, ela usava mostarda em folhas, me digam, é a mesma coisa? E a propósito, adorei a dica para afastar as lesminhas…muito boa…abraços e antecipadamente agradeço

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.