Ladrões e vândalos

Ando arredado, mas tento ir seguindo os blogues dos que posso apelidar amigos desconhecidos. Um deles é o Luciano Lema na sua Quinta dos Moinhos.
É sem dúvida mau feitio, mas já há muito tempo que sei que para mim, quanto menos gente melhor. A gente irrita-me. No entanto, a mão cheia que suporto (leia-se que me suportam), fazem-me falta frequentemente. Isto a propósito de gente que além de não me fazer falta a mim, pergunto que falta fazem ao Mundo.
O Luciano comprou três rododendros e algum energúmeno, deu-se ao trabalho de arruinar a rede para os subtrair. Isto pode ser? Pode. Na versão idílica que tinha do campo, não me tinha ocorrido este pormenor. No Sargaçal, as plantas ainda não foram alvo de cobiça, preferem que eu trate delas para depois roubarem a fruta.
Dizia versão idílica do campo? Aqui na cidade, o quintal onde vou arruinando uma horta, parece “little guantanamo”, depois do meu pai ter mandado colocar arame farpado em consequência do grande roubo das galinhas.

Mais distante, no Canadá, a Gayla Trail insiste em manter o seu micro-jardim urbano, aguentando toda a casta de bêbados urinadores, vândalos e o seu senhorio que também é proprietário da minúscula faixa de terra. No último episódio, o dito senhor resolveu contratar alguém para pintar um mural de temática espacial, destruindo mais uma vez o jardim no processo.
Acho que a maior parte das pessoas morre por dentro mais um bocado de cada vez que se apercebe do mais diminuto sinal de sucesso dos outros. E roubam, vandalizam, pisam… Até conheço um que utiliza os tribunais porque um garnizé canta de noite. É assim.

Uma resposta para“Ladrões e vândalos”

  1. Esteva

    Subscrevo-te e entendo-vos! (a ti e ao luciano, que não aos vândalos, evidentemente…)

  2. Greenman

    É tão triste e desanimador…

    Ainda há dias se gabaram à minha frente terem ido roubar orquídeas à Estufa Fria. Ouviram o que não quiseram…

    Eu tenho uma loja de animais e há muito que procurava um detector de presenças original (aqueles que apitam quando alguém entra na loja). Encontrei um que é uma rã que coacha quando alguém entra. Numa loja de répteis e de animais exóticos, ficava perfeito.
    Passadas duas semanas alguém roubou a rã.
    Dois dias depois lá consegui comprar outra e coloquei no mesmo sítio, desta vez presa com arame a um vaso…
    É desanimador tentar manter as coisas a andar quando a sociedade nos pisa, empurra e atrasa…

  3. Luciano

    Com alguma inocência, achava que aqui, neste cantinho fora de circulação, estava resguardado destas coisas.
    Não foi fácil de aceitar.

  4. Marli

    Vândalos e furtadores.

    Acontece comigo. Tenho um vaso tipo (bacia) preso num pedaço de tronco bem ao chão junto a calçada, bem na entrada do meu portão, só que no lado de fora. Tento conservar flores da estação, estou sempre trocando, mas não venço plantar e replantar, até porque acredito que algumas pessoas furtam minhas mudas inteiras a cada vez que planto. Flores custa caro, se bem cuidadas. O que poderia colocar no vaso para impedir a retirada das flores?
    Já coloquei cartazes dentro do vaso, com recadinhos educados, mas não adiantou. Pensei até comprar uma filmadora que foque bem na direção do vaso e pegar, quem seja, quem sabe-se até algumas vizinhas que por alí passam e arrancam minhas flores. Teria por acaso algum tipo de planta que pudesse ser plantada junto com as flores: Ex. quando criança conheci uma planta chamada urtiga, que queima e coça onde atinge a pele. Seria uma solução, mas como adquirir e plantar?

  5. José Rui Fernandes

    Cara Marli, as urtigas são… urticantes de facto. Mas se nas floreiras vai colocar esse tipo de plantas, pode resolver o problema dos roubos, mas também fica sem a beleza que pretende na floreira. É um problema que dificilmente terá solução.

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.