Aumento do nível do mar este século fica abaixo dos dois metros +

Mas quantos professores tiraram o curso na Independente?
O senhor primeiro ministro devia dobrar a língua quando fala em facilidades, só por uma questão de defesa da imagem que tanto preza. A Educação do Meu Humbigo.

Cimento “verde” pode sequestrar CO2
Pelo menos é o que afirma o seu inventor. San Francisco Gate.

Viver um mês sem plástico
Quase que dava! BBC.

A Década da Destruição
Ocorreu-me que terá sido este documentário que mais me despertou a consciência. Devia voltar a passar (o preço é proibitivo). Depois dessa década, a Amazónia nunca mais foi a mesma, tudo piorou e estamos agora na terceira década da destruição. Tudo se vai pagar, não tenho qualquer dúvida disso. Como é que “eles” dizem? Ah, não há almoços grátis.

Outra vez as tempestades e o aquecimento global
Guardian.

Acções extremas e arriscadas necessárias
Para dominar o aquecimento global. Hmmm… Acho que não. Não há vontade. Guardian.

Oito razões porque o bioplástico é pior que o plástico habitual
Ecogeek.

Nuvens incríveis sobre o Havaí
NASA.

Sete locais onde os efeitos do aquecimento global se manifestam
Earth First.

Aumento do nível do mar este século fica abaixo dos dois metros
Fantástico! Já dá para os do costume rebaixarem o Al Gore mais um bocadinho. BBC.

Um míssil no Google Maps
Lá para os lados do Utah, EUA.

Uma resposta para“Aumento do nível do mar este século fica abaixo dos dois metros +”

  1. Lowlander

    “Fantástico! Já dá para os do costume rebaixarem o Al Gore mais um bocadinho. BBC.”

    Talvez, se forem tontos o suficiente de comentar apenas titulos e nao conteudos…

    1 – Este e a primeira tentativa da comunidade cientifica de fazer uma estimativa balizada dentro de limites de confianca do comportamento dos oceanos ate ao fim do seculo entrando em linha de conta com os feedbacks da criosfera ao aquecimento global e o limite minimo das destas estimativas (80 cm de aumento) fica muito alem do limite maximo das estimativas contidas no IPCC AR4 (59 cm) as quais declaradamente excluiam os mal conhecidos processos dinamicos na criosfera.
    So com recurso a doses cavalares de alucinogenicos e que se pode afirmar que este artigo cientifico de alguma forma tranquiliza receios injustificados.

    2 – O Al Gore nao diz em parte alguma do seu documentario que o nivel dos mares aumentara X, Y ou Z ate ao final do seculo. O que ele diz (e muito bem) e que SE os glaciares da Gronelandia OU da Peninsula Antartida derreterem, cada um deles representa cerca de 7m de aumento dos niveis dos mares e estes sao os glaciares mais vulneraveis a um aquecimento.

    3 – O Al Gore nao indica em parte alguma escalas temporais para estes processos ocorrerem simplesmente porque a data do documentario (e em grande medida ainda hoje) nao se tinha uma compreensao adequada de como a criosfera respondera e crucialmente a que velocidade respondera a um aumento medio da temperatura ambiente. Os dados da paleoclimaticos a data indicavam “apenas” que nos periodos de tempo continuados em que as temperaturas medias foram 2 Celsius superiores aos valores pre-revolucao industrial esses glaciares nao estavam la. Este artigo que saiu agora e a primeira tentativa (com boas possibilidades de ser bem sucedida) de comecar a balizar os limites da nossa ignorancia sobre a velocidade a que a criosfera se desloca em direccao a um novo ponto de equilibrio (i.e. tanto gelo a ser formado como aquele que derrete).

  2. Pedro Aniceto

    Não é um míssil, é um avião comercial cujas asas não são brancas. Basta olhar para o local onde estão as asas para perceberemos o logro. O Google Maps tinha até há bem pouco tempo uma das quadrículas de Lisboa em maior resolução, na zona da Mesquita (Bairro Azul / Praça de Espanha), uma imagem similar.

  3. José Rui Fernandes

    Lowlander, corrija-me se estou enganado: todos os estudos mais recentes corrigem o IPCC por excesso de optimismo. Ou seja, o tão criticado IPCC por ser alarmista, etc, etc, peca consistentemente por defeito. Estou certo?
    De resto, estou impressionado pelos seus conhecimentos sobre o assunto desde que se começou a discutir o assunto por aqui. Eu não tive paciência para tanto.
    Há um artigo no site da revista Scientific American (vou colocar link na próxima remessa) que tenta responder à questão de quanto subirão os mares só com os glaciares. Só os da Gronelândia têm capacidade para aumentar 7m o nível do mar. Juntando a Antárctida, o gelo derretido, 60m.

    Pedro Aniceto, obrigado pela observação.

  4. Lowlander

    “Ou seja, o tão criticado IPCC por ser alarmista, etc, etc, peca consistentemente por defeito. Estou certo?”

    Yup.

    “Só os da Gronelândia têm capacidade para aumentar 7m o nível do mar.”

    Yup.

    “Juntando a Antárctida, o gelo derretido, 60m.”

    1 – O continente antartido e basicamente um bloco de gelo reflector de radiacao, rodeado por um Oceano com fortes correntes e grande profundidade, com um buraco do ozono na estratosfera. Nao vai aquecer assim tao cedo.
    2 – Os glaciares do planeta inteiro representam entre 70 a 80m no nivel dos oceanos.
    3 – De qualquer das formas, a sensibilidade climatica mais consensual (2xCO2= 3 Celsius), e mesmo nos limites maximos destas previsoes (4.5 Celsius) sao insuficientes para causar o degelo do continente antartido porque a sua altitude media e de 4000m.
    4 – A Peninsula Antartida no entanto e uma historia muito diferente devido a sua posicao geografica e altitude e esta representa mais ou menso 7m tal qual a Gronelandia.

    PS bem sei que o deixei pendurado na nossa discussao sobre OGM’s mas nao tenho tempo para o impressionar todos os dias com os meus conhecimentos… :)

    .

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.