John Burroughs, a obra completa
Tive a sorte de me cruzar com a obra completa de John Burroughs (1837-1921) — um dos nomes importantes no movimento conservacionista norte-americano –, que tratei de adquirir. Foi a parte fácil, agora convém ler o que espero conseguir no decorrer deste ano. Pelo menos uma parte.
Esta edição é de 1924, dada à estampa pela WM. H. Wise & Co. em Nova Iorque. Uma edição de primeira água, em excelente estado, com capa fantástica em faux leather, papel excelente, não aparado, o que confere aos volumes um estilo que pessoalmente me agrada muito.
Cada livro é ornamentado com uma fotografia a preto e branco do autor, um detalhe muito bom. A composição é de grande qualidade, uma arte praticamente perdida. Hoje, com a tipografia disponível através dos computadores, este tipo de trabalho não só é possível de reproduzir, como de melhorar. Mas é necessário saber e tempo (que é dinheiro). Não basta fazer o texto correr num programa de paginação. Assim, o que sobra é a tipografia decepcionante dos livros do século XXI.
Como todos os livros usados, estes com quase 100 anos, têm a sua vida. Já reparei que alguns são ornamentados com uns sarrabiscos de uma criança. Também um leitor assinalou a lápis algumas passagens de interesse. E pertenceram a William Allison e Marjorie Allison, que os adquiriram em 9 de Agosto de 1938.
John Burroughs Association
John Burroughs na Wikipedia.
Uma resposta para“John Burroughs, a obra completa”
Que inveja!
E comprei outro que espero ansiosamente. John James Audubon Portfolio, na edição mais barata (2265 exemplares) mas que mesmo assim vi à venda por uns 1.400€ (arranjei por $300 USD novo, a crise nos EUA está a criar umas boas oportunidades…).