John Burroughs, a obra completa

A obra completa de John BurroughsTive a sorte de me cruzar com a obra completa de John Burroughs (1837-1921) — um dos nomes importantes no movimento conservacionista norte-americano –, que tratei de adquirir. Foi a parte fácil, agora convém ler o que espero conseguir no decorrer deste ano. Pelo menos uma parte.
Esta edição é de 1924, dada à estampa pela WM. H. Wise & Co. em Nova Iorque. Uma edição de primeira água, em excelente estado, com capa fantástica em faux leather, papel excelente, não aparado, o que confere aos volumes um estilo que pessoalmente me agrada muito.

John Burroughs na sua cabanaCada livro é ornamentado com uma fotografia a preto e branco do autor, um detalhe muito bom. A composição é de grande qualidade, uma arte praticamente perdida. Hoje, com a tipografia disponível através dos computadores, este tipo de trabalho não só é possível de reproduzir, como de melhorar. Mas é necessário saber e tempo (que é dinheiro). Não basta fazer o texto correr num programa de paginação. Assim, o que sobra é a tipografia decepcionante dos livros do século XXI.
Detalhe de 'Wake-Robin'Como todos os livros usados, estes com quase 100 anos, têm a sua vida. Já reparei que alguns são ornamentados com uns sarrabiscos de uma criança. Também um leitor assinalou a lápis algumas passagens de interesse. E pertenceram a William Allison e Marjorie Allison, que os adquiriram em 9 de Agosto de 1938.

John Burroughs Association
John Burroughs na Wikipedia.

Uma resposta para“John Burroughs, a obra completa”

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.