Dan Ariely: Tendências de Comportamento Irracional

Uma palestra na Fora.tv (via SwissMiss), que considero muito interessante, de visionamento obrigatório até, pelo menos para quem se interessa por estas coisas (e é sabido que interesso-me por tudo).
Lembro-me que fui “vítima” de uma determina concepção de formulário quando saí do Externato Marista do Porto e ingressei na escola pública. Depois de anos de colégio católico, não desejava frequentar as aulas de Religião e Moral, se melhor argumento não houvesse, porque me obrigaria a ficar no liceu duas horas a mais que a maior parte dos meus colegas, todas as semanas.
Sei que estava no Algarve e foram os meus pais que trataram da minha inscrição no liceu, colocando uma cruz na opção “não prescinde” (das aulas de Religião e Moral) julgando que estavam a optar exactamente pelo contrário. Sempre tive a certeza que aquela escolha de palavras não era inocente. Hoje, se tal formulário existir, também tenho a certeza que tem a concepção adequada aos resultados que pretende, neste caso diametralmente opostos.
Nota: Esta versão não chega até ao fim da conferência, suponho que para se ir ver a versão completa ao site Fora.tv (onde não há escassez de programação interessante).

Uma resposta para“Dan Ariely: Tendências de Comportamento Irracional”

  1. Esteva

    Excelente palestra! Dá muito em que pensar… Obrigada por continuares a dar a conhecer estas referências “abre-olhos”! ***

  2. Daniel

    Extraordinário. Já vi umas três vezes e estava quase tentado a fazer um post sobre isto.
    Hoje falaram-me também de um documentário da BBC chamado The Century Of The Self, sobre como as teorias de Freud foram utilizadas pelos sistemas políticos do século XX para mobilizar a população. Ainda não vi mas parece ser mto bom. Está disponível no Google Video em 4 partes, deixo-te o link para a primeira:

    http://video.google.com/videoplay?docid=8953172273825999151

    Abraço.

  3. José Rui Fernandes

    Vou ver. Esta história de poder escolher a dedo o que vejo e quando quero, está a resultar bastante bem para mim (pelo menos até resolver que começa a ser “conteúdo” a mais). Ainda ontem vi a palestra do Scott McCloud no TED e gostei muito (coloquei no Mundo Fantasma).
    A televisão, tal como a conheço, morreu. Na minha opinião por mérito do novo meio, mas também muita falta dele na TV… O lixo é tanto que de facto, eu já não aguento.

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.