Alimentar a laranjeira
As traseiras do escritório, são os domínios do cão Mix (o rafeiro apanhado num contentor do lixo). Como rafeiro pura raça, utiliza o terreno para enterrar todo o tipo de iguarias, designadamente, ossos. É mais um a arruinar tudo o que pode e aquilo está um ervado muito jeitoso, o que se pode observar na fotografia. A laranjeira ‘de Setúbal’, fui eu que plantei há uns anos (na mesma altura da magnólia e camélia da frente), em substituição de uma ameixoeira velha que morreu. Revelou-se uma árvore com uns frutos de um sabor mesmo muito bom, mas também atacada por toda a casta de pestilências.
Já levou com calda bordalesa este ano e também como parte de alguma prevenção, tratei de eliminar as ervas em volta e adubar (com o adubo biológico habitual que adquiri no Cantinho das Aromáticas). As fotografias são do quase depois e do depois, esqueci-me do “antes” (que é muito parecido com a erva que está à vista).
Enquanto cavava, detectei uma joaninha a fazer-se morta no meio da erva. Depois de a apanhar, lá se começou a mexer e coloquei-a na laranjeira. A primeira joaninha do ano, bem cedo. Se há coisa que adoro nestes dias de jardinagem, é ver joaninhas à minha volta.
Também se pode reparar numa camélia que transplantei e dois Acéres negros, um que retirei do meio do quintal neste mesmo dia.
Uma resposta para“Alimentar a laranjeira”
Olá. Diga-me por favor quais as quantidades de adubo colocado no terreno da laranjeira. Estou a tentar salvar umas quantas na minha quinta e precisava desta informação.Ob. Joba
Depende do adubo, tem de ver na embalagem. Este que eu uso biológico não passa de escrementos de galinha. Utilizo livremente.
Exactamente o meu problema é não querer usar adubos convencionais mas sim biológicos. Só me faltam as galinhas… Obrigado. JB
Mas o que utilizo é excremento de galinha granulado, comprado no Cantinho das Aromáticas. Embora também haja galinhas por aqui :) .
Obrigado pela dica. Vou espreitar o site deles