Sementes 2009
Este ano não andei a comprar sementes feito maluco — algo muito comum. Apenas adquiri de tomate com a horrível designação “100’s and 1000’s” da Suttons, mais por curiosidade botânica que outra coisa. Também participei no esquema de sementes da RHS, de onde recebi mais uma série de sementes mesmo muito interessantes. Lamentavelmente o meu curriculum como germinador destas preciosidades é muito mau. A ver como corre este ano.
Uma resposta para“Sementes 2009”
eu também comprei uma meia dúzia de pacotes mas ainda não tive tempo de as semear.
estou aliás a começar a desesperar por ver lá fora tudo a florir e a brotar e eu sem tempo nenhum.
da RHS são tudo arbóreas?
Também não semeei nada ainda. As da RHS tenho de ver como é, algumas podem ter de passar pelo frigorífico e chegaram agora.
Eu apercebo-me de como a minha vida tem mudado nos últimos três anos. Com dois miúdos no colégio, despesas imensas por todos os lados, há uma necessidade de trabalhar praticamente sete dias por semana. Mais a insegurança que a “crise” acarreta, sinto-me culpado se passo o tempo sem produzir de facto algo que em última análise, dê dinheiro.
Nem tudo arbóreas. Tenho umas hostas (provavelmente para alimentar lesmas e caracóis), mohonias, fuchsia e Geranium maderense da Madeira, claro.
Todos os dias faço uma “visita” à Quinta do sargaçal e vou aprendendo muito. Bem hajam pela vossa iniciativa.
Hoje depreendi que também há sementes de fuchsia. Até aqui sempre as propaguei por estaca. Vou procurar, porque assim provavelmente encontrarei outras variedades.
Não há dúvida que com as hostas vai alimentar esses bichos que atacam sempre as plantas em que depositamos mais expectativas.Então quando começam a nascer os pimentos e os tomates é ver as minúsculas plantas a desaparecer, salvo quando se conseguem circundar com cinza, mas se houver humidade durante a noite lá se vão as plantulas.
Teoricamente, há semente de tudo. O que pode acontecer e acontece frequentemente é que a reprodução seja muito mais fácil por estaca, mergulhia, divisão… E outra coisa, se as sementes forem de híbridos ou de plantas em ambiente natural não controlado (como estas da RHS), os descencentes podem não sair verdadeiros relativamente ao que se espera.
Obrigado por passar por cá. Agora as partes mais “teóricas e práticas” andam pelo Jardinagem.org.
[…] sabem ganhar dinheiro… E já que estou em diatribe anti-grandes-retalhistas, esta semana abri o pacote de sementes de tomates que comprei na Suttons (vejam o tamanho do pacote). Quase que tinha de ir buscar a lupa para descobrir as sementes. Acho […]
[…] os tomates ‘Hundreds and Millions’ das sementes que adquiri no início do ano. São muito pequenos, do tamanho de cerejas, no máximo. Não serão milhões, mas tenho esperança […]