Acer palmatum ‘Katsura’: Neem antes e depois

Acer palmatum 'Katsura': Neem antes
Como disse, os afídios chegaram e este ano resolvi utilizar um produto que tinha para aqui e que por alguma razão não deu grande resultado quando o adquiri. Ou eu achei que não. Desta vez, parece-me mais animador.
Este Ácer japonês ‘Katsura’ é de longe o mais afectado por ataques de afídios (todos os outros não têm qualquer infestação ainda). Estava já neste estado, o que é coisa para acontecer praticamente de um dia para o outro. Basta não estar a olhar. No Domingo, antes do Neem.

Acer palmatum 'Katsura': Neem depois
E hoje está assim. Ao pulverizar reparei que muitos pulgões saltaram fora imediatamente. Como habitualmente nos tratamentos biológicos, a praga não é totalmente eliminada, mas parece minimamente controlada. Também como habitualmente, é necessário repetir o tratamento regularmente.

Uma resposta paraAcer palmatum ‘Katsura’: Neem antes e depois”

  1. Artur

    Caro José Rui
    As fotos que publicou com os pulgões, não me parecem ser de acer palmatum katsura, sobretudo pela cor das folhas a brotarem que, se fossem de “katsura” seriam amarelas-alaranjadas; perdoe-me a intromissão mas sou coleccionador de todas as variedades de acer palmatum e acer japonicum e penso saber sobre eles; corrija-me por favôr se não estiver certo.

  2. José Rui Fernandes

    Foi comprado como ‘Katsura’, mas sei que plantas mal etiquetadas nos hortos são aos montes. No entanto parece-me ‘Katsura’, estive a pesquisar e é o que me parece.
    Talvez a cor das fotos não esteja fiel (nem parece o mesmo). A terra também muda a cor aos áceres.

  3. Artur

    Parece-me que também gosta de áceres e, por isso, aproveito a oportunidade para lhe pedir informações sobre locais e viveiros, ou mesmo coleccionadores particulares, onde eu possa adquirir, comprando ou trocando, mais variedades para poder aumentar a minha colecção; será que existe algum clube de áceres japoneses em Portugal ? É que é muito difícil encontrar variedades novas neste país, seja em jardins públicos ou privados ou mesmo no comércio;
    agradeço-lhe antecipadamente; muito obrigado !

  4. José Rui Fernandes

    De facto gosto bastante. Mas não chego a ser coleccionador, tenho uma dúzia ou pouco mais.
    Desconheço algum clube. Onde tenho visto algumas variedades diferentes é nos centros de jardinagem franceses Jardiland e Gamm Vert.

  5. Eduardo Guedes

    Caro amigo! Estava procurando pela na Net. algum artigo que falasse sobre doenças do Acer, pois adquiri um a um ano e este não esta se desenvolvendo como deveria. Parece que ele esta com algum tipo doença. As folhas ficam com uma cor amaronzada e secam como se enrrugacem para cima e umas manchas escuras apareceram pelo tronco, bem parecidas com antraquinose. Levei os galhos e folhas para cinco agrônomos aqui da região mais eles não souberam me dizer a causa pois conheciam muito pouco da árvore.
    Meu Acer se parece com o da foto acima – só pega o sol da manhã foi transplantado ´no início da primavera para um vaso grande . Logo após teve uma brotação de um vermelho exuberante os brotos cresceram cerca de 15cm no máximo e desde então não brotou mais salvo alguns poucos brotos esporadicos pelo tronco. Moro em Alfenas Sul de Minas Gerais. Brasil. Conto com sua prestimosa ajuda. Sepuder responda-me por e-mail. Grato!

  6. Wagner

    Recentemente plantei um acer palmatum (folhas vermelhas) em meu jardim e ele está apresentando estas mesmas características: as folhas secam a partir das pontas até ficarem totalmente enrugadas e caem. Como não sou entendedor do assunto, estou sem saber se é um processo natural ou excesso de sol (a árvore toma o sol da tarde) ou se é alguma praga ou doença (fungos, etc.). O que preciso fazer para identificar o problema e resolvê-lo? Alguma dica?

    Desde já agradeço muito pela ajuda.

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.