Motim hortícola
Hoje fui à Aguda levar as crianças a (mais) uma festa de aniversário. É uma actividade constante. Pelo caminho passamos pelo horto Flor do Norte e parei lá no regresso. Do que conheço, deve ser o melhor centro de jardinagem da região do Porto. Mas, num sentido generalista, não faz qualquer tipo de sombra ao Cantinho das Aromáticas, por exemplo. A especialização, na minha opinião, é fundamental. Mas sendo generalista e tendo o que os outros têm, parece ter também muitas plantas que os outros não têm.
Além das plantas, tem todo o tipo de substratos, sementes (fechadas à chave), umas ferramentas desinspiradoras, muito plástico (vasos e afins), decorações verdadeiramente feias, vasos verdadeiramente feios, vasos de terracota portugueses bons e baratos e ao fundo, os vasos italianos, os verdadeiramente bonitos. Tenho comprado destes vasos na Jardinland com 40% de desconto e o que pude observar foi vasos iguais (ou virtualmente iguais) a metade do preço. Ou seja, mesmo com 40% de desconto na Jardinland, ainda se paga mais 10%. Ninguém pode dizer que estas cadeias não sabem ganhar dinheiro… E já que estou em diatribe anti-grandes-retalhistas, esta semana abri o pacote de sementes de tomates que comprei na Suttons (vejam o tamanho do pacote). Quase que tinha de ir buscar a lupa para descobrir as sementes. Acho que tinha dez, inteirinhas. É bom que germinem… Imaginem um mundo comercial só entregue a esta gente, como começa a estar em várias áreas (música, DVDs, por exemplo). É de evitar, mas será difícil.
O horto tem uma área a toda a volta que em vez de jardinada, está a ervas. Podia ser uma autêntica montra, mas não. No espaço, grandes zonas de desleixo. Mais valia existir uma divisória, com uma tela, mantendo a zona do público sempre impecável. Suponho que cá isso não seja muito importante, porque o que lá se passava era um verdadeiro motim hortícola. Estavam centenas de pessoas lá dentro e outras tantas à procura de lugar para estacionar no parque e na rua. Tudo cheio. Não era propriamente… Como direi… Um público conhecedor… Mas que estava cheio, é um facto.
Do outro lado da rua, uma fileira de plátanos já com os seus tenros 20 anos… Completamente desfigurados por uma poda radical absolutamente injustificada. Nem em frente a um horto se respeitam as árvores.
Uma resposta para“Motim hortícola”
Apesar de morarmos a menos de 5 minutos da Flor do Norte, poucas vezes vamos lá.
A descrição que fazes é fiel e não dá muita vontade de andar por lá.
Quando saimos para comprar flores (i.e., a Adriana compra, eu conduzo), preferimos ir ao Horto de Ovar, em frente à EN109.
É mais pequeno do que o de Miramar mas tem melhor aspecto e encontra-se sempre alguma coisa para plantar no jardim.
Filipe