Joaquim Vieira Natividade +
Natureza a 1000 fotogramas por minuto
Vimeo.
Nature Photographers
Revista de fotografia online.
Sinais da Primavera
The Big Picture.
Edvard Koinberg: Herbarium Amoris Floral Romance
Parece ser um grande livro. As fotografias em fundo preto são perfeitas. Taschen.
Lavandula viridis
No Flickr da Quinta de Corujas.
Ainda o Furadan
A administração Bush, constituida por notórios fundamentalistas anti-ambientais, considerou voltar a legalizar o Furadan nos EUA, um químico que pode ter morto um milhão de pássaros por ano, durante 40 anos. E ser ilegal nos EUA, não quer dizer que seja ilegal noutros locais, como o Quénia, onde entre outros é utilizado para matar leões. Daily Green.
Bancos prestam informação confusa e escassa sobre campanha dos painéis solares
A minha explicação para isto é bem prosaica: Este governo faz tudo em nome da propaganda e em cima do joelho. Não interessam os resultados, interessa o “soundbyte” do anúncio. Público.
Joaquim Vieira Natividade
Página dedicada a este grande investigador e silvicultor. Via Árvores da Minha Rua.
Uma resposta para“Joaquim Vieira Natividade +”
Nature a 1000 fotogramas por minuto / Nature Photographers / Sinais da Primavera
O filme a 1000 fotogramas por minuto é simplesmente sensacional e o site da Nature Photographers vai merecer uma visita demorada, faz o nosso género. :)
Um dos primeiros sinais da Primavera, tivemo-lo há poucos dias em nossa casa. Temos lá uma colecção de crisálidas de borboletas Papilio machaon e a primeira nasceu neste domingo. Já seguimos o percurso todo delas, desde o ovo até à borboleta e é fascinante. Uma coisinha minúscula que mal se vê em cima de uma folha que depois se transforma numa verdadeira flor alada, parece quase um milagre.
Fizemos algumas (largas dezenas!) fotos dela e há pormenores que só mesmo em foto é que se podem apreciar verdadeiramente.
(e as três fotos seguintes)
Boas fotos. Não tens do desenvolvimento também?
Os links nos comentários têm um problema, mas chega-se lá abrindo noutro tab ou janela.
Temos fotos dos vários estágios mas nunca as publicamos individualmente em nenhum site.
No entanto, escrevemos dois textos para um site brasileiro de literatura em que descrevemos a evolução de uma borboleta desde o seu nascimento. O primeiro é um artigo, o segundo é em formato de história infantil mas acaba por mostrar melhor a sequência da transformação da borboleta. Podes vê-los no nosso site:
http://escritos.adrifil.net/borboleta.html
http://escritos.adrifil.net/era-uma-vez-um-ovo.html
Muito bom. Vou colocar no hipertexto.
ok, muito obrigado. :)
Olá José Rui
Apenas um apontamento (já ia sendo tempo) a propósito do “Furadan”… De facto é como dizes, por ser proibido nos EUA não quer dizer que as fábricas não existam para exportar. Aqui há tempos fiquei perplexo ao pesquisar sobre um produto tão terrível como o DDT, pois fiquei a saber que, embora proibido nos EUA, as fábricas existem e continuam a produzir para países onde a legislação não é tão restritiva!!!!… (O DDT é um composto químico – pesticida – extremamente nocivo, tóxico e que, mesmo em pequenas quantidades, provoca malformações genéticas, inclusive no ser humano)
Abraço e até breve
Manuel
Olá. O DDT é um caso conhecido e é um dos risco que considero associado a beber chá (preto) porque nos países produtores anda sem controlo.
E há um estudo se não me engano feito em Washington (já linkei por aqui) onde 100% das pessoas testadas tinham resíduos de DDT no sangue (entre muitos outros químicos), décadas depois da sua proibição.
Mas mesmo tão perigoso, há lobbys para a sua legalização, como por exemplo o Junk Science (onde o “know all” do Blasfémias ia beber conhecimento), o site que além dessa campanha orquestra a campanha negacionista do aquecimento global e antes a negação dos malefícios do tabaco.
a) O site Nature Photographers é uma boa referência e os artigos de autor são acima da média. Acho o design do site um pouco confusa apesar da reformulação que sofreu recentemente. A acesso geral á grátis mas precisa de registo pago para poder ter uma galeria com cerca de 40 fotos, uma vez pago a publicação não tem restrições.
Gosto bastante dos artigos, sobretudo os ensaios pessoais sobre a fotografia, os técnicos são os habituais tutoriais Photoshop/LightRoom/Aperture e alguns sobre equipamento. No geral é uma referência.
2) Em relação aos painéis: compreendo esta situação mas de facto não deveriam ser os bancos a comercializá-los mas sim empresas especializadas. Os bancos apenas deveriam intervir se o cliente desejasse crédito. Mas decidiram meter tudo à molhada, aliás porque a empresa referida – PmeLink – pertende a dois dos bancos do protocolo… – e se calhar convém manter a coisa debaixo de controlo apertado. E claro que os empregados se desdobram em explicações sobre se o equipamento A tem duas ou três válvulas de segurança ou se o telhado do cliente aguenta o de 300L ou se o de 200L chega, coisas que fazem parte do seu negócio do dia-a-dia…
Mais uma ao lado. E alguns a facturar (os mesmos de sempre…).
Numa última nota: a microgeração vai abrir novamente em Maio, segundo informação prestada por alguém que adquiriu um painel solar nesta campanha, o registo costuma estar aberto cerca de 30 minutos ao público dado que alegadamente antes da abertura já alguém da EDP fez o favor de informar quem lhe interessa para aefectuar o registo. Quando o povo chega lá já as vagas se esfumaram…