Gelo do Árctico continua a desaparecer +
A temperatura nos EUA a aumentar há 50 anos, sem sombra de dúvida
Sem sombra de dúvida? Sem sombra de dúvida. É importante isto, porque uma seita liderada por Watts et al, sempre proclamou o contrário e deu-se a grandes esforços para isso. Climate Progress.
Roundup®™ mais nocivo do que a Monsanto clama
Grande novidade. Espanto-me cada dia que passa. Rodale.
Mais um livro de junk science sobre o clima
É um nunca acabar. George Monbiot no Guardian.
Eu pensava que a erradicação de animais por várias razões era coisa do passado
Mas está a ser planeada no Reino Unido. George Monbiot no Guardian.
Gelo do Árctico continua a desaparecer
NASA.
O coleccionador de cortadores de relva
Daily Mail.
Uma resposta para“Gelo do Árctico continua a desaparecer +”
Obrigada pelo link para a notícia sobre o Roundup®™. Contraria tudo o que vem indicado na embalagem.
“Eu pensava que a erradicação de animais por várias razões era coisa do passado
Mas está a ser planeada no Reino Unido. George Monbiot no Guardian.”
1 – E um projecto piloto. E ha muito que deveria ter sido implementado.
2 – O George Monbiot nao sabe do que fala. O relatorio Krebs nao foi sujeito a peer review e tanto as suas conclusoes como metodologia foram fortemente criticadas pela profissao veterinaria no Reino Unido. Alias, foi tao bem feito que uma segunda analise sobre o relatorio permitiu retirar uma conclusao diametralmente oposta (que fundamenta este projecto piloto em Gales: em areas restritas de territorio com fronteiras naturais que funcionem como barreiras ao chamado “efeito de perturbacao” i.e. animais doentes fugitivos de tocas onde houve disrupcao da estrutura social por morte de varios individuos) e mitigado de tal forma que faz com que o “culling” seja a melhor opcao para controlar a doenca no reservatorio natural.
3 – Nao se esta a falar em erradicar uma especie. A maior parte das populacoes de texugos no pais nao tem doenca. Fala-se em controlar em zonas com altas tazas de prevalencia para evitar contacto com o gado e evitar a propagacao da tuberculose a outras populacoes de texugos (e outros animais)
4 – Os texugos sao um reservatorio natural de tuberculose nas ilhas britanicas.
5 – A tuberculose, numa especie selvagem como o texugo, sem predadores naturais causa sofrimento indescritivel aos proprios texugos que nao sao tratados e sofrem a progressao natural da doenca sem serem eliminados por predacao como ococrreria naturalmente. Alias, por isto e que eles sao um elo fundamental na manutencao e propagacao da doenca no gado bovino: quando a doenca chega a sua fase terminal, o texugo torna-se o que eles chamam um “super shedder”, ocorre colapso do sistema imunitario, o animal esta muito fraco e a excretar a bacteria em largas quantidades para o ambiente, propagando a outros animais. Como os texugos vivem em grande proximidade de quintas agricolas e alias, quanto mais fracos mais comida procuram nas proprias quintas porque esta comida e mais facil de obter contaminam fundamentalmente o gado bovino. Mas comecam agora amultiplicarem-se os casos de tuberculose em alpacas, cabras, caes, gatos e mais preocupante coelhos selvagens, os quais correm o risco de se tornarem tambem especie reservatorio.
6 – A vacas tambem sao animais e tambem sofrem com a doenca. Felizmente o diagnostico e precoce e sao geralmente abatidos muito antes de demonstrarem sintomatologia clinica.
7 – O Reino Unido, e especificamente Inglaterra e Gales sao o unico, repito UNICO pais/regiao da Uniao Europeia onde a incidencia (i.e. numero de casos novos de TB bovina) esta a aumentar.
8 – A tuberculose e um zoonose, transmissivel a humanos. Felizmente que houve um senhor Pasteur. Mas ha outras vias de transmissao.
Na ausencia de:
– Predadores naturais
– Capacidade para a vigilancia epidemiologica e/ou tratamento da especie selvagem
– Vacinas eficazes
A melhor forma de conrolar a doenca numa especie reservatorio e eliminando fisicamente as bolsas de infeccao e assim quebrar o ciclo de transmissao da doenca.
Como disse acima, o George Monbiot e muito bom rapaz e sabe muito sobre politica ambiental. Mas nao e, de todo veterinario e muito menos epidemiologista. Ma fonte JRF, muito ma fonte para este tema.
Ninguém esperava o Lowlander! O meu aliado circunstancial para os assuntos climáticos. Hehe. Já viu isto?
O Blasfemias? Ha! Nao leio literatura de WC. Lamento.
Eu também não! Mas fui lá parar via Insurgente (ok não é grande exemplo)… Depois do meu post “fundamentalista”. E sabe como é, às vezes os dias estão aborrecidos e uma pessoa vai comentando… Mas entretanto fui banido :) .