Poejo, Mentha pulegium L. (Lamiaceae)

Poejo, Mentha pulegium
Também num vaso, ou melhor, num pote grande de terracota. Nunca utilizamos na cozinha, utiliza-se? Ouvi que sim… Alguém tem alguma sugestão?
O termo pulegium refere-se a pulga. Queimava-se Poejo dentro das casas para afastar as pulgas.

Uma resposta para“Poejo, Mentha pulegium L. (Lamiaceae)”

  1. Paulo J. Mendes

    Creio utilizar-se com relativa abundância na cozinha Alentejana. Recordo-me de há uns anos comer a típica açorda com poejos em vez de coentros, e não saber nada mal…
    Um abraço!

  2. Luciano

    Pois, é isso. No Alentejo o poejo é usado com maestria. Salivo só de pensar nisso. Não te sei indicar nenhuma receita, que nunca cozinhei eu nada que o usasse mas, procurando na net, és capaz de encontrar qq coisa. Vale a pena.

  3. gintoino

    Açordas, sopas de cação, é tipicamente utilizado na cozinha Alentejana. Além disso faz um excelente licor ;-)

  4. Lowlander

    A Gabriela antecipou-se, o cha de poejo e tradicionalmente considerado um cha medicinal. Acrescentaria que tambem e muito usado na cozinha da Beira Baixa.

  5. Ana Soares

    Já que falamos de chás, agradecia que a Gabriela me indicasse para que é indicado o chá de poejo.
    Grata pela atenção

  6. Helena

    A infusão de poejo seco com cidreira é optima para problemas digestivos e é calmante. Cá em casa (somos da Beira Alta)também usamos as folhinhas de poejo verde (fresquinho…cultivamos no quintal)para refrescar e perfumar a sopa de feijão descascado (dá um bocadinho de trabalho a descascar mas vale a pena!E se conseguirmos pôr o resto da família a judar enquanto se conversa é facil). O poejo só se deita quase no fim e é uma delícia!!! Penso que também deve fazer bem…

  7. José Rui Fernandes

    Obrigado pelos comentários, tenho de investigar… É fresco, seco, utilizam-se sementes, rizoma?
    Na Wikipedia tem que se utiliza como expectorante, contra a gripe, tosse crónica, calmante para o sistema nervoso, constipações, insónias, dores reumáticas, acidez do estômago, fermentação, enjôo, bronquite e asma.
    Para começar a investigação, Plants for a Future.

  8. joaquim figueira

    Em relação oa poejo ,descobri que o seu sal é muito rico emexonfre como tal sre benéfico para quase todos os problemas que afectam o aparelho respiratorio ex: tosse gripeetc., mas atenção se hover febre ou simtomas agudos consultar um técnico de saúde.

  9. Marcia Faria

    Quando as minhas filhas eram pequenas e se resfriavam, minha mãe fazia xarope com mel de abelhas, e algumas folhas de laranja,guaco,poejo e um pouco de gengibre ralado.Já faz mais de 20 anos…

  10. Gabriela

    Ainda bem que alguém disse para que é o chá de poejo. A minha mae deve saber, mas eu bebo chá por motivos recreativos… :)

  11. Tovi

    Acabei agora mesmo de preparar o meu primeiro LICOR DE POEJO – fiz a calda, juntei a aguardente macerada com a planta aromática e vai agora estagiar durante 15 dias – e está cá a parecer-me que vai ficar bom.
    E como a “medicina caseira” está na ordem do dia, fiquem a saber que o poejo (Mentha pulegium) é utilizado como expectorante, contra a gripe, constipações, tosse crónica, bronquite e asma, muito bom como calmante para o sistema nervoso, insónias e dores reumáticas, havendo também quem o utilize contra a acidez do estômago e enjoos.

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.