Google Street View

Google Street View
Li no Público que a Suíça exige que o Google retire a funcionalidade “street view” dos seus mapas. Eu observo isto como uma tentativa dos estados de manterem o exclusivo da vigilância dos seus próprios cidadãos. Pessoalmente, mal por mal, prefiro que os meus segredos sejam observados pelo meu Estado, do que por uma potência estrangeira como o Google.
Entretanto, resolvi ir observar o que os observadores observaram e deparo com a minha mãe, o meu cão, um dos meus gatos e atrás do Cedro-de-Itália a dona Aninhas. A minha mãe está com a “roupa de andar por casa” com a qual se recusa a ser fotografada. Era dia de limpeza. Todos os dias são dias de limpeza.
Não posso deixar de sentir isto como uma invasão da privacidade. Mas estive a tentar lembrar-me de uma forma maldosa de utilizar esta informação e não me lembrei de nenhuma ao nível do cidadão comum. Mas tenho a certeza, que essas mentes criativas que para mais não servem que para chatear o próximo, se lembrarão de alguma coisa.

Uma resposta para“Google Street View”

  1. Pedro

    Se algum cidadão se sentir invadido na sua privacidade pode pedir à Google que retire a fotografia. Tão simples quanto isso…

    http://maps.google.pt/help/maps/streetview/privacy.html

    Segundo a própria Google essa medida pode ser tomada caso haja exposição considerada imprópria da casa, família, carro, etc.

    Penso que este serviço não tenta policiar ninguém, apenas dar outra forma de navegar e de interligar serviços. Com a possibilidade de retirar qualquer foto que nos “ofenda”, parece-me que os problemas acabam.

  2. Jorge

    Mas, tu colocaste a foto da tua mae com a roupa que ela nao quer ser fotografada! Entre tu e o Google!!!!… Sem mais comentarios!

  3. José Rui Fernandes

    Tu quem? Andamos juntos na escola primária? Eu não coloquei nada, está no Google Maps disponível para quem quiser ver. Mas se fosse um caso para tantos pontos de exclamação, eu não a publicava aqui e pedia ao Google para retirar. De facto, sem mais comentários, até porque eu não o deixo.

  4. Marcia Faria

    Acredito sim que alguém com certeza irá se aproveitar da situação para prejudicar seja lá quem for…

    Mas eu estou adorando passear por Portugal, e matar as saudades!!!

  5. Gabriela

    Eu concordo com os suicos. Acho isto do piorio. E isso de poder pedir para tirar a foto nao me parece lógico. Agora tenho de controlar que fotos andam por aí de mim para poder pedir que as retirem? Agora ando eu a policiar o meu possivel policiamento? E nao me interessa se estou maravilhosamente fotogénica. No minimo, pedir-me antes autorizacao.

    A tua mae sabe que colocaste a foto dela no teu blogue?

  6. José Rui Fernandes

    Não deixas de ter razão também… Mas isto vem com a época. Há milhões de imagens a serem captadas por hora e nós estamos em algumas. É inevitável.
    A primeira vez que vi uma coisa destas foi há muitos anos, quando o Street View começou e um tipo americano viu-se a ele e família a sair da pizaria depois do almoço de Domingo. Grande debate.
    A minha mãe é assídua aqui do sítio desde que tem internet… Mas não sei se viu isto, não falamos do assunto. Mas falamos antes, sobre ela estar no Google Maps.

  7. Gabriela

    Sim, mas uma coisa é alguém se quiser controlar a minha vida ter que fazer esforço e outra coisa poder faze-lo no intervalo do almoço com a mesma facilidade com que se lava os dentes.

    Além, que espero que a gravação de imagens para segurança seja regulado, seja de visualização limitada e seja crime usá-lo para mais do que para isso (segurança) e que sejam destruídas após um tempo.

    Quando as pessoas tiram fotos, se eu estou no fundo, é inevitável, mas espero que ninguém se ponha a tirar-me fotos propositadamente sem me pedir a opinião!

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.