Praga ou outra coisa?

Vespa
Estava eu a tratar da minha vida, de volta das ameixoeiras, quando ouço um zumbido assustador. Coloquei-me logo em sentido, porque aquela carga de decibéis, coisa boa não seria…
A autora era uma vespa gigante que pousou no chão. Fui lá examinar e além do espanto do tamanho por si só de meter respeito, vejo-a a liquidar uma largarta maior que ela. Tratei de ir buscar a máquina, mas infelizmente não se vê bem a lagarta. Honestamente, parece-me uma vespa japonesa como vi num documentário a acabar com uma colmeia completa. Dizem-me que não sabem se são japonesas, mas são invasoras de certeza. Mas como tenho uma política de não esmagar antes de ter a certeza, não fiz nada. Alguém sabe do que se trata?

3 Responses to “Praga ou outra coisa?”

  1. gintoino

    Fui investigar e, embora sem certezas, acho q se trata do vespão europeu (Vespa crabro). Não me parece nada o vespão asiatico (Vespa mandarinia), bastante maior e de cor mais viva (laranja)

  2. José Rui Fernandes

    Esta era um bocado enorme. Vê-se mal na foto e a luz também já não era muita. Na Wikipedia:

    While impressive due to their size and loud sound

    Era esta de certeza. Loud é dizer pouco quando me passou nos ouvidos. Lá disseram-me que antigamente não havia e que matam abelhas (o que a Internet confirma). Mas no geral, inofensivas.

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.