Hackers expuseram 13 anos de e-mails de cientistas climáticos +

Comboio da linha de Leixões circula há dois meses
Constantemente vandalizado. Que espécie miserável de liberdade. JN.

As pontas de cigarro são tóxicas para os peixes
Discovery.

Capacidade dos mares absorverem C02 está a esgotar-se
Segundo a National Geographic Society. I.

Tapada Nacional de Mafra
Bom site.

Crianças esfomeadas em Madagáscar
A ilha perdeu 90% das suas florestas, o aumento da temperatura e a seca fazem o resto. LA Times.

16 grandes navios poluem tanto com enxofre como todos os carros do Mundo
Devido ao tipo de combustível que queimam, o mais barato e sujo possível. Mail.

Hackers expuseram 13 anos de e-mails de cientistas climáticos
Na minha opinião, a ética disto é zero, mas se nos mails existir prova que há uma conspiração e uma manipulação grosseira de dados científicos para fins menos claros, devem ser denunciados. Mas, do que vi transcrito, os mails são pessoais, numa linguagem solta e sem grandes preocupações (não a pensar que todo o diletante climático o ia ler). Até agora não li nada que merecesse mais este golpe baixo e sujo. O “know all” do Blasfémias já rejubila e diz que há “indícios”. Como sempre não concretiza, para os comentadores que tem, basta o ruído. Um estimado leitor tem-me andado a moer com este assunto.

Uma resposta para“Hackers expuseram 13 anos de e-mails de cientistas climáticos +”

  1. Lowlander

    “16 grandes navios poluem tanto com enxofre como todos os carros do Mundo”

    A navegacao mercante foi especificamente excluida do “Clean Air Act” e outra legislacao similar com vista a limitar o teor de enxofre nos combustiveis e combater as chuvas acidas. Na altura o peso absoluto deste meio de transporte no total de emissoes era irrisorio, e de facto apos a introducao o problema das chuvas acidas foi resolvido na sua quase totalidade. Agora, com o aumento do comercia mundial o peso absoluto das emissoes esta a aumentar. Tera de ser criada legislacao a prazo especificamente para esta industria que e agora, a principal fonte de acido sulfurico atmosferico.

  2. Lowlander

    Hehe! O Pinto Sa apareceu por ca! hehehe. Ficou muito chateado comigo ha uns meses porque lhe disse que estava a ser pouco serio na sua analise do problema do “Peak Oil”.
    Sou de uma ferocidade animalesca aparentemente, ossos do oficio! LoL.

  3. José Rui Fernandes

    Chuvas ácidas? Não é o engenheiro do Mitos Climáticas que diz que isso é um mito? E o buraco do ozono uma guerra de fabricantes de frigoríficos? :)

    Isso foi há meses. Agora há lá um admirador do engenheiro de mitos.
    E sobre o “Climategate” qual é a sua opinião? Há “gate” ou só violação grosseira de correspondência privada?

  4. Lowlander

    Tenho seguido “gate” no Realclimate.
    Como voce tem por aqui e essencialmente e-mails e/ou frases citados fora de contexto. Ruido.
    Ha uma questao com alguma substancia que e um e-mail em que aparentemente alguem avanca com “bright ideia” de apagar e-mails ou informacao que poderia ser acedida atraves de um Freedom of Information request. No entanto tal nunca sucedeu, de facto. Tanto quanto me e dado a perceber e simplesmente uma pessima ideia expressa de forma canhestra e desastrada.
    Basicamente no Reino Unido foi posta em forca uma lei (desde 2006 ou 2007 nao me lembro bem) em que qualquer informacao ou documento que um qualquer departamento governamental detenha deve ser providenciada a qualquer membro do publico que a queira consultar com justificacao adequada, de fora ficam basicamente so coisas de seguranca nacional e afins. No meu departamento por exemplo temos sempre muito cuidado com aquilo que escrevemos onde quer que seja precisamente porque a qualquer momento pode haver um requerimento para consultar os documentos que produzimos (por exemplo relatorios a justificarem um a determinada tomada de posicao).
    Enfim, cutting a long story short. E anti-etico e tambem ilegal destruir informacao relevante armazenada num qualquer departamento governamental especialmente se tal for feito com o especifico objectivo de sonegar essa informacao ao publico. Nao chegou a suceder, mas o simples facto da ideia ter sido avancada e mau.
    O resto e ruido.
    Por outro lado, como tambem ja algumas pessoas fizeram notar (ate nas noticias, este “gate” aqui apareceu hoje no noticiario do jantar), os hackers conseguiram aceder a uma base de dados com correspondencia electronica que se estende ao longo de 10 anos (DEZ ANOS) ou mais e o que conseguem desencantar para apoiar “a causa” do “tudo menos o CO2!” e isto. Ciencia, zero. Se “isto” e que e suposto ser a prova de que o Aquecimento Global nao existe bem podem limpar as maos a parede…
    Ja reparou que em 10 anos nem um unico e-mail do terrivel green sith lord Al Gore ou do seu aprendiz Hansen a exortar os seus multiplos servos da mega conspiracao global/internacional/universal eco-socialista-fascista que nos quer obrigar todos a pagar impostos a sacrificarem um cachorrinho ou qualquer outro bicho cnotico em honra do seu Terrivel Deus Verde…

  5. Lowlander

    “Isso foi há meses. Agora há lá um admirador do engenheiro de mitos.”

    Voce tambem por la passa os olhos? Estou surpreendido.
    Tenho lido, mas pouco e cada vez menos, provavelmente abandonarei o esforco.
    Por um lado tenho tido pouco tempo, nem sequer para lhe chagar a si o juizo tenho tido tempo veja la, por outro, obviamente, como os meus comentarios foram banidos perdeu quase totalmente o interesse (depois do meu comentario com “insultos ferozes” ainda pus mais um a responder ponto por ponto ao Pinto Sa mas como prometido nao foi publicado).
    O que e pena, tenho de dizer, alguns dos posts sobre as redes electricas eram interessantes e estimulantes se bem que sempre temperados de profundo preconceito anti-renovaveis.
    Mas se o objectivo e postar algumas coisas de validade duvidosa e esperar aquiscencia porque e catedratico do Tecnico e/ou simples cortesia de circunstancia mesmo perante discordancias frontais, entao o amigo esta no meio comunicacional errado, que os blogues nao se prestam a isso. Tem a alternativa de ficar para la a pregar aos fieis, la se vai a discussao para o galheiro, mas provavelmente esse nunca foi um objectivo, la esta, “serio”… hehehe

  6. José Rui Fernandes

    uma pessima ideia expressa de forma canhestra e desastrada.

    Correcto, mas em troca de mails pessoais. Os mails estão sujeitos a esse escrutínio do público? É que uma coisa é trocar e-mails, outra coisa são documentos de investigação. E num mail pode-se utilizar humor negro, ironia, dizer o contrário do que se vai fazer… Podem ser — e a mim acontece-me —, seguimentos de uma conversa pessoal, ou telefonema, etc, etc. Em que naquele dia faz sentido, porque o contexto ainda está fresco. Se eu ler mails meus de há dez anos, não faço a mínima ideia do que andava a falar e para ser franco, não me interessa.

    Dito isto, tento há uns tempos ser mais rigoroso e principalmente tento não dizer com o teclado nada que não dissesse pessoalmente. É uma regra que me tem servido. Mas se os meus perigosos inimigos revelarem esses tais mails velhos, estou perdido :) .

    A minha conclusão, tentando não ser precipitado, é que este episódio é mais uma vez revelador da falta de carácter de muita gente. Quando não há argumentos, recorre-se a outros métodos. E já não é de hoje.

  7. José Rui Fernandes

    No Mitos Climáticos? Nunca. Passei agora desde que o Nuno C. M. cá chegou. Estes dois últimos posts sobre o Climategate são do mais reles possível. E o homem continua a fazer uma festa cada vez que neva.
    No blogue do Pinto Sá passo pouco, aquilo é interessante, mas está todo torcido só se lê com muito esforço e para ser franco, prefiro blogues que se apresentem bem e não exijam mais esforço que ler, interpretar e pensar um bocado.

  8. João Soares

    Ao fim de alguns anos de blogosfera, cedi em relação aos selos (memetags), pronto porque alguns selos contêm uma mensagem intelectualmente cativante. E pois claro, foste nomeado. Podes ir buscá-lo ao BioTerra.
    Abraço

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.