Uns tomatitos

Tomates
Costumo acarinhar plantas que nascem por aqui espontâneas. Para dizer a verdade, tenho mais sucesso com as espontâneas que com as outras. Nascem fortes e resistentes.
Este ano um tomateiro ‘Coração de boi’ numa floreira. Deu dois pequenos tomates. No canteiro norte do jardim, vários pés de tomateiro. Imagino que as sementes tenham origem no composto. São tomates que parecem ‘Chucha’ (que nunca cultivei mas compram-se de vez em quando) e ‘Alicante’. A novidade é que têm quase uns três metros de altura, é ramagem que nunca mais acaba. Mesmo assim tem dado uns tomates.

De resto, uma miséria. As courgettes mais um ano em que é só flor e nada. Quatro, para ser exacto. Para quatro pés não é nada. Eu acho que por um lado não há polinização suficiente, por outro as plantas entram em stress a partir de certa temperatura. Ou seja, tenho de semear a prever que não cheguem a Julho.
Tomateiros até pareciam bem encaminhados, mas ao ir 15 dias para a Praia da Tocha, mais ter-me magoado, evitou que controlasse a trepadeira Solanum jasminoides que invadiu aquilo tudo. É uma planta que só cresce.
Das couves lombarda roxas, mais vale nem falar. As alcachofras nasceram há meses, deram duas folhas e mantiveram-se com duas folhas fora da terra meses. Não percebo porquê.

Uma resposta para“Uns tomatitos”

  1. Teresa

    Este ano para os meus lados a coisa também não está famosa, os tomates, também foram uns tomatitos e pouquitos, os pimentos, uma meia duzia deles, alhos nem vê-los e cebolas, muito menos do que ano passado, e o resto da horta também não teve um saldo muito positivo. Vá lá, salvaram-se as courgettes e as batatas, mas já foram apanhadas no inicio de Julho.
    Este ano na horta apareceu de tudo; ratos, coelhos , pássaros … e uma novidade: formigas que roubam sementes … nunca tal teria imaginado, mas parece que é mesmo assim. Quanto à mosca da fruta, este ano enchi as árvores de armadinhas caseiras, parece ter dado resultado … quanto aos pássaros também comi cerejas pela primeira vez de uma cerejeira já com alguns anos, graças aos cd’s pendurados nas arvores. E já agora, tem alguma sugestão para afastar os coelhos? Falaram-me em espetar na terras ramos de louro, mas não me parece que dê resultado.

  2. eugenia

    Eu não me posso queixar…
    Tive muitas gourgetes, muitos tomates, couves coração, pimentos, enfim de tudo. e Olha que plantei e semeei pouco de cada.
    Posso dizer que não compro hotaliças há meses.
    Desejo igual para todos vocês
    bj eugenia

  3. Marlene da Silva

    A mim também não me correu muito bem… tirei algumas cebolas, e algumas até pequenitas, porque o granizo que caiu em Abril queimou grande parte do cebolo. Os pimentos e pepinos não sei o que se passou, conforme plantei conforme ficaram, parece que pararam no tempo, só há umas 3 semanas é que começaram a produzir e estão muito curvos.
    Tomates muito poucos.
    As abóboras é só rama e flor, tenho 4 abóboras menina a crescer com muita preguiça. As outras abóboras nem vê-las.

    A parte melhor, as batatas, o feijão verde que tive bastante e umas melancias que nasceram por acaso, e estão a ficar bonitas :)

    Semeei há 2 meses atrás mais uns carreiros de batata e há 3 semanas feijão de trepar…vamos lá ver o que vai sair…

  4. Teresa

    Também me aconteceu o mesmo com os tomateiros e os pimentos, só começara a dar fruto já tarde, pensei que tivesse a ver com as férias, pois nessa altura só “viam” água ao fim de semana …

    Normalmente só semeio a batata em Fevereiro. A produção justifica, semeando em Julho? É que seria uma boa ideia ter 2 colheitas de batata nova num ano.

  5. Marlene da Silva

    Eu antes só semeava uma vez, mas como mudei de casa e agora tenho um terreno pequeno tenho que semear duas vezes, porque senão tenho que comprar, e comer batatas que não sejam biologicas custa-me um bocadito…

    Mas há muitas pessoas que semeiam duas vezes por ano para vender, começam a semear em Fevereiro e apanham as últimas em finais de Setembro início de Outubro.

    É a 1ª vez que semeio duas vezes, vamos lá ver se tenho sorte :), depois digo o resultado

  6. E. Matos

    Boa tarde!
    Começo por confessar que me delicio com alguns comentários que aqui leio, sobretudo quando são feitos por senhoras. Na verdade, tinha a ideia (pelos vistos errada) que o cultivo das hortas e quintais pertencia aos homens, mas estes comentários que tenho o prazer de ler, desmentem-me.
    E, antes de continuar, gostaria de apresentar-me: Sou reformado e ocupo parte do meu tempo a cultivar um quintal de 600m2. Como a saúde já não é muita, trabalho a terra uma hora e descanso 2 ou 3. Por outro lado,a “experiência” das lides da horticultura é muito teórica, pois leio mais do que pratico (às vezes os meus vizinhos surpreendem-me no quintal com a sachola na mão a semear ou plantar qualquer legume ou hortaliça, mas com um livro aberto sobre o muro, que me vai orientando sobre a melhor forma de o fazer.
    Posto isto, peço por favor que não estranhem muito as perguntas que vou por:
    Costumo cultivar no meu quintal tomates, pepinos, pimentos, feijão verde e outros legumes, bem como todo o tipo de hortaliças, com bastante êxito. No entanto, não tenho sorte com as batatas, porque os ratos comem-mas todas, mesmo antes de as apanhar. Como não uso pesticidas, raticidas, herbicidas ou quaisquer outros químicos, tive que desistir de as semear, bem como outros produtos que cresçam debaixo do solo. Os próprios alhos que costumo cultivar em quantidade, este ano vi a sua rentabilidade reduzida a um terço. Não existirá maneira de os eliminar sem recorrer aos químicos?
    Se alguém souber, ficar-lhe-ia grato.

  7. Marlene da Silva

    Sr.E. Matos,
    Realmente os ratos são uma praga!! Uma boa ajuda era arranjar uma gata,(se ainda não tiver), digo gata, porque as fêmeas são muito mais pacientes e melhores caçadoras que os machos, a minha passa horas no campo e quando pressente uma ninhada de ratos não sai de lá enquanto não limpar o ninho. Não digo que os vai eliminar todos, mas pelo menos vai diminuir a criação, e vai notar uma grande diferença.

  8. E. Matos

    D. Marlene da Silva:
    Fico-lhe muito grato pela sugestão que me dá, mas já tenho 2 gatos (um casal) que fizeram o favor de me deitar para o quintal, quando ainda eram muito pequeninos. Criei-os e dei-lhes sempre de comer no referido quintal. De tal forma se habituaram ao ambiente, que hoje “disputam” com as galinhas os restos de comida que lhes ponho (às galinhas)e a gata até se dá ao luxo de fazer dos ninhos para ovos a sua maternidade.
    Entretanto, vejo-os de vez em quando a brincar com os ratos que caçam, mas a maioria das vezes não os comem, limitam-se a depositá-los no terraço, à porta da cozinha.
    Claro que havia uma solução para parte do problema, que era retirar-lhes a comida (que têm sempre à discrição). Desta forma, ver-se-iam obrigados a caçá-los e a comê-los. Falta-me no entanto coragem para fazer tal coisa.
    Cumprimentos.

  9. José Rui Fernandes

    Os nossos gatos também nos deixam os ratos à porta, são presentes para os donos, porque não têm fome. No entanto, comido ou não, é rato morto. Nestes anos de observação concluímos que os gatos são todos diferentes e entre outras coisas alguns têm um instinto caçador selvagem, independentemente de comerem ou não. Outros, não sabem e não têm o instinto. Uma vez vi o encontro do nosso gato Gigi com um rato e coitado do gato… ficou surpreendido e não sabia o que havia de fazer.

  10. E. Matos

    No que diz respeito ao instinto dos meus gatos, não me posso queixar. Uma vez caiu-me do ninho, sem eu me aperceber, um coelho que tinha cerca de 15 dias. O gato, pelos vistos, andava por perto, porque momentos depois a minha mulher chamou-me para avisar que o gato estava a brincar no terraço com uma grande “ratazana”. Corri para eles, mas já não fui a tempo de salvar a tal “ratazana”.
    Também são peritos (principalmente a gata) em apanhar gafanhotos e até cobras já me caçaram. No entanto, os ratos de campo (os pequenitos) são tantos, que eles não chegam para as encomendas, o que me impossibilita de semear batatas, cenouras, etc..

  11. Joao

    Tenho tentado semeado tomilho e oregano mas nunca germinam.
    Já tentei diversas vezes sem sucesso.
    ALguem me pode dar umas dicas como posso semear estas ervas ?
    Obrigado

  12. Ana Pereira

    Olá, José Rui!

    Queria perguntar-lhe 2 coisas:

    1) a receita do fairy com óleo alimentar tb dá para o pulgão verde? é que agora a tangerineira está cheia dele. E a groselha tb……daqui a nada vai aparecer tb nos morangos….

    2) plantei os tomates há umas 2 semans e dizem-me que twnho que os sulfatar a cada 2 semanas senão arejam! Conhece alguma coisa q lhes possa pôr? Na net encontrei uma receita com leite diluído em água! Já ouviu falar? Envio-lhe o link: http://www.cnpma.embrapa.br/download/comunicado_14.pdf

    Muito obrigada!

  13. José Rui

    Obrigado pelo link. O óleo dá para todos os afídios.
    Sulfatar, só se for com calda bordalesa… arejam acho que é ganhar míldio, ou oídio, ou coisa parecida. Por aqui não tenho tido esse problema. Ao regar deve ser sempre no pé, nunca nas folhas.

  14. Ana Pereira

    Mt obrigada pela sua resposta! Passando estes dias ventosos, vou tratar da tangerineira!

    Acha q se regar os tomateiros sempre pelo pé não aparece esse tal arejo!?

  15. José Rui

    Os tomateiros são sempre regados no pé, nunca nas folhas. Os fungos podem aparecer na mesma, devido à chuva, ou névoas matinais… condições climatéricas em geral.

  16. Ana Pereira

    Pois, deve ser isso…. Tem toda a lógica, pq a minha mãe rega com motor, por isso é ao pé. Esta zona é muito propícia a nevoeiro matinal, por ser muito perto da Ria.

    Quanto a tratar preventivamente os tomateiros, acha que a calda bordalesa chega?

  17. José Rui

    É um anti-fúngico. O chega, tem de ver… mas o seu objectivo não é tratar doenças e exterminar pragas… é colher. Se chegar para colher, mesmo que os tomateiros ganhem algum míldio, está feito. Se as plantas forem fortes, resistem a praticamente tudo, precisam eventualmente de uma pequena ajuda e dão o que nós queremos.

  18. victor reis

    e sempre agradavelcultivar as nossas hortas caseiras sao produtos mais naturais e muitos saborosos eu tenho sempre produtos horticulas para comsumo em minha casa ….. e sao muito saborosos

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.