A minha observação sobre insecticidas caseiros contra os afídios

Afídios num limoeiro
Parece-me que actuam razoavelmente bem como prevenção… chorume de folhas de tomateiro ou de urtiga, ou o Neem por exemplo. Mas depois dos afídios se instalarem, tem sido praticamente impossível vencer desta forma.
Há duas coisas que resultam, mas apenas em plantas fortes: o jacto de água e o óleo hortícola. Este último não se deve utilizar em plantas sensíveis, como os áceres japoneses. Resulta bem em citrinos.

Uma resposta para“A minha observação sobre insecticidas caseiros contra os afídios”

  1. Liliana

    José,

    O meu limoeiro está infestado por uma praga, que suponho tratar-se de pulgões (mais as formigas que são atraídas por eles). Muitas folhas estão cobertas de uma espécie de lã branca. Recomenda algum tipo de óleo hortícola específico para este caso?

    Cumprimentos,
    Liliana

  2. José Rui Fernandes

    Biológico, pode ser duas colheres de sopa de óleo vegetal, uma colher de detergente tipo Fairy, e um litro de água. Mas tem de ser aplicado sobre os pulgões, porque mata-os por contacto. Acho que valera a pena experimentar.

  3. Rui

    Boa noite
    Estou a iniciar-me em hosticultura sem quimicos,nomeadamente em interior (em casa….)
    Acontece que passados alguns dias de introduzir as primeiras plantas,nomeadamente de tomateiro,morango etc…la apareceram os primeiros afidios verdes,como eliminá-los sem quimicos?
    Aproveito também para e se poderem informar-me acerca de:como fertilizar sem o usoi dos tradicionais adubos quimicos e orgãnicos?

    Obrigada.
    Rui

  4. DANIELLA CRISTINA ABADIAS

    Tenho um pé de limao rosa no meu quintal que esta cheio de bichinhos pretos em algumas folhas, existem tb uns bichos nas pontas dos galhos, parecem moscas verdes, elas estao bem juntinhas cobrindo uns 7 com da ponta dos galhos.

    O pé de limao ficha no quintal e existe apenas um peq espaço de uns 60 cm de terra para ele, o quintal é lavado sempre com agua e sabão que provavelmente cai nele, nao adubamos a terra.

    Vcs podem nos ajudar?

  5. Monike

    Boa tarde, na casa da minha vó tem um limoeiro, ele está cheio de bichinhos, parecem carrapatos… eles ficam nos galhos, só dá pra ver chegando bem perto, porque eles são da cor do galho. Pode me informar que tipo de bicho é esse e como acabar com ele? Obrigada.

  6. Ana

    No próximo dia sem chuva (assim bem sequinho, para ter a certeza que a michelga não é lavada a seguir….!!!!!!) vou fazer esta mistura e aplicar! Os danados hão-de ir embora!

    Será

  7. Ana

    Já agora, José Rui, diga-me: Há forma de seguir as respostas aos meus posts sem andar á procura no meio de tudo?

  8. José Rui

    Agora não… o blogue foi atacado por hackers aqui há uns anos e eu nunca mais tive paciência para o colocar direito. Havia uma coisa chamada “últimos comentários” que dava para seguir os comentários mais facilmente. Mas em breve sou capaz de mexer nisto e remodelar totalmente.

  9. José Rui

    A questão são os afídios, não a planta… a minha experiência não é totalmente positiva, nem totalmente negativa… mas nunca se espere destas receitas ecológicas resultados do género — no dia seguinte está tudo morto. Digamos, que dá uma ajuda às plantas, que se estiverem fortes, resistem bem. Depois podem aparecer joaninhas e outros auxiliares, que com os insecticidas também morrem.

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.