Cherívias, Pastinaca sativa

Hoje semeei umas coisas chamadas Cherívias… vieram da Holanda e nunca tinha ouvido falar. Parecem umas cenouras brancas. Foi num vaso grande.
Actualização, o nome: Cherívias é o que está no livro Portugal Botânico de A a Z. No Google Translate aparece Cherivia (sem acento), tradução do inglês Parsnip. Na Wikipédia, Cheróvia português de Portugal; Cherivia (sem acento), português do Brasil; também Pastinaca (este está bom de ver que vem do nome científico).
Já agora, também da Wikipedia (já estou a ver que não vai dar nada, mas as sementes eram oferta de uma revista e não vi nada sobre os meses de sementeira): Não cresce em climas quentes, pois necessita geadas para desenvolver o seu sabor. É própria para regiões com curtas temporadas de crescimento. Gosta dos terrenos arenosos, e/ou limosos; os argilosos e pedregosos não são bons para as suas raízes, produzindo deformações e tamanho pequeno da raiz.

Uma resposta para“Cherívias, Pastinaca sativa

  1. Elo

    Que engraçado, não as conhecia por esse nome. Conheço-as por cheróvias ou pastinacas e são muito boas :)

  2. Alfredo

    Comuns na zona de Covilhã são chamadas de cherovias e nunca ouvi cherívias.

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.