Rosas e mais
Este fim de semana, estive a transplantar muitos Sempervivum de vasos pequenos e decrépitos, para vasos menos pequenos e menos decrépitos. Já os mudei de local várias vezes e apesar de serem descritas como plantas muito resistentes, tem havido alguma mortandade ao longo dos anos. No geral, parecem-me plantas pouco desenvolvidas, que salvo raras excepções, não crescem, nem se multiplicam com a facilidade que eu esperava. A juntar a isso, por vários motivos perdi as etiquetas de muitos exemplares, que agora não sei quais são.
Semeei Ervilhas-de-cheiro brancas, Lathyrus odoratus, de mais um pacote com muitos anos e cuja viabilidade duvido. Mas, pelo menos este ano vou-me livrando dessas semente antigas, que só estão aqui para parecer que tenho muitas e o mais certo é estarem todas inviáveis (estas são de 2008!).
Também semeei Alcea rosea ‘Nigra’, tanto sementes do pacote original que veio numa revista Gardens Illustrated, como sementes que recolhi o ano passado das minhas próprias plantas (descendentes desse pacotinho). É uma planta extraordinariamente bonita na minha opinião.
Do jardim da frente, transplantei quatro girassóis que lá nasceram espontaneamente (devem ser descendentes deste). Também lá instalei uma mangueira perfurada, a ver se não perco tanto tempo a regar. Queria instalar outras (sei que tenho 10), mas tipicamente não sei onde as guardei — entretanto já sei e são apenas oito.
Por fim, coloquei uns bolbos aos montes num vaso, para ver se ainda se aproveitam. Fazem parte dos que tinha levantado o ano passado, mas depois acabaram por não voltar para a terra (eram os menores).
Das outras sementeiras, até agora apenas germinou um girassol.
As fotografias são de uma roseira cor-de-rosa que era da minha avó. Rosas, raramente ou nunca publico por aqui, não sei porquê. Esta não é nada feia.
Uma resposta para“Rosas e mais”
As sementes velhas por vezes surpreendem-nos.
E das rosas, percebi com o tempo, que se aprende a gostar delas. As das ‘avós’ são sempre as mais bonitas, talvez porque o tempo lhes confira maior beleza.
Essa não é nada feia? É linda! E as fotos também :)
Pois… por isso lá vou tentando sempre :) . Mas para já estão a falhar.
Hehehe… obrigado… são umas fotos… As mulheres normalmente não ligam a estas geekenesses (pois não?), mas foi com uma Fuji X100, que raramente utilizo para aqui (tem uma lente fixa de 28mm apenas, mas qualidade incrível). Normalmente utilizo uma velha Canon 350d.
[…] uma breve nota sobre as sementes antigas que semeei este ano e que já tinha dado conta por aqui. Nem uma germinou. Várias espécies e variedades, de saquetas que por aqui andavam, nem uma. Assim […]