Project Kamp
De todos os projectos — chamo projecto, a maior parte é só viver uma vida mais sossegada — que se instalaram por cá e que de alguma forma têm vida online, do que mais gostei foi do Project Kamp. Este colectivo faz parte de um maior chamado One Army que por sua vez nasceu de uma série de ideias de Dave Hakkens, uma das quais Precious Plastic, lhe deu fama mundial.
Este pessoal tem uma presença online do melhor possível e levam tão a sério a ideia como a divulgação da ideia, o que no mundo de hoje é crucial. O próprio Dave Hakkens é um natural em frente e atrás da câmara, o que ele faz é informativo e bom de ver. O Project Kamp tem como objectivo construir uma “comunidade offline”, mas suponho que seja uma comunidade online no meio do campo. Para já é só ele e a namorada portuguesa, mais uns ajudantes que aparecem às vezes, num terreno de 10 hectares que compraram no centro.
O terreno não tem nada de especial e o acesso é realizado por um estradão municipal em estado deplorável. Não foi grande surpresa saber que aquilo ardeu tudo há quatro anos e não tem uma única árvore de valor, as que existem são virtualmente todas Mimosa, Acacia dealbata — já estão a ver o quadro. Uma praga do inferno. As construções também nada valem, são um desastre na paisagem e esteticamente nulas, além de terem ardido. Mesmo assim, consideram mantê-las. Tem um pequeno ribeiro e o que parece ser água em abundância. Também dois campos planos enormes. Pode ser uma grande vantagem ter uma espécie de tela quase em branco, pessoalmente procuraria um terreno com árvores maduras e estabelecidas.
Enfim, não vou estar com pormenores, gostei imenso de seguir as aventuras no YouTube. O Dave Hakkens é uma daquelas pessoas que sabe fazer tudo e o que não sabe aprende. Mesmo assim, no início há coisas que não se entendem, como andar a dar conta de silvados gigantes e mimosas por todo o lado, a tesoura e pequeno serrote. Depois, finalmente, lá veio uma motosserra e roçadeira… ambas eléctricas, estilo de jardim. O slogan no início de cada video é “(…) prototipar um modo de vida mais sustentável”, mas não acho que deva ser ao ponto da perda de tempo com coisas que já foram resolvidas dezenas de anos antes. Aquilo a que chamam segunda época só começa em Abril de 2022, portanto, para já acabaram os videos e as histórias.
Uma resposta para“Project Kamp”
[…] Kamp Este é o canal que vejo mais regularmente (já tinha falado deles anteriormente). Há uma energia positiva em volta de Dave Hakkens e uma curiosidade para ver todas as semanas o […]