Fuinha (Martes foina)

De volta a casa, a uns 500m do terreno, avistei pela primeira vez na vida um Fuinha (de quatro patas, entenda-se). O meu pai ficou extremamente interessado em saber que animal se tratava, daí esta pequena investigação.
É lindíssimo, o que me colocou a pensar porque se chamarão fuinhas a certas pessoas… Não é justo, para o fuinha.
É basicamente um carnívoro, mas também gosta de frutos. Fiquei a achar que as covas que têm aparecido no terreno e pequenos excrementos com restos de cerejas, se devem aos fuinhas. Não sei bem. Nesta página tem muita informação sobre este mamífero.
Também fiquei a saber que são muito parecidos com as martas (Martes americana), com a diferença do peito branco. Se repararem nesta página que indico, as martas continuam a ser dizimadas em nome da indústria de peles, designadamente no Canadá, sob a sua espessa capa de civilização. 150.000 por ano, armadilhadas, ao que consta. A utilização de armadilhas é (mais uma) forma particularmente cruel de caçar animais, que ficam em sofrimento dias e dias. Quando o caçador chega, no caso desta glamorosa indústria, mata-o por asfixia — mantendo-se de pé em cima dele (para não danificar a pele).

Uma resposta para“Fuinha (Martes foina)”

  1. cerveira pinto

    caríssimo
    Também já tive a felicidade de poder observar de perto este simpático (e lindíssimo) animal. Espero que este e outros espécimes te continuem a visitar no Sargaçal, sem causar dano… claro. Ainda na semana passada vi, junto às Cinco-Rodas (Pias) um grande esquilo e algumas espécies de aves muito bonitas, que não sei identificar (suspiro). É pena que continue sem haver um levantamento exaustivo das espécies raras e em vias de extinção existentes no Vale do Bestança (fauna e flora, claro). Conheço relatos de pessoas que se têm deparado com gatos selvagens; ginetas; lontras; lobos; doninhas; ratos de água…etc. É pena que não se use isto para ajudar a lutar contra as mini-hídricas e outros atentados no vale. Um abraço.
    Manuel

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.