O grande tsunami

O ano passado, sairam seis DVDs com as aventuras completas de Conan, o Rapaz do Futuro (Mirai Shonen Conan) de Hayao Miyazaki. É uma extraordinária série de animação onde Miyazaki demonstra a sua grande preocupação com o ambiente, ainda no longínquo ano de 1978 (evidente muito mais tarde no filme A Princesa Mononoke). Realizador de uma sensibilidade fora do comum e verdadeiro grande mestre da sua arte, não temos dúvidas em recomendar vivamente todos os seus filmes. A Luisa adora os filmes de Miyazaki (principalmente “Kiki Delivery Service” e “Laputa: Castle in the Sky” — o nosso preferido), mas com o Conan fica literalmente siderada. Quanto mais compreende, mais gosta e são de longe os DVDs mais vistos cá em casa. Estamos a rever a série pela enésima vez (habitualmente ao almoço e jantar) e chegamos a um episódio que se chama “O grande tsunami”.
Primeiro, o mar fica extremamente calmo. Depois, os animais não se ouvem na floresta. A maré baixa centenas de metros abruptamente, de tal forma que há peixes que ficam em seco. Lá no fundo, nada ameaçadora, vem uma onda gigante. Quando chega à costa, varre tudo à sua passagem. As pessoas refugiam-se todas nas colinas mais altas e o barco Barracuda fica em cima de um monte, no meio da floresta.
Vimos este episódio com redobrado interesse, à luz dos recentes acontecimentos. A grande diferença é que no desenho animado não morreu ninguém, as pessoas souberam ler os sinais e acabaram por fugir a tempo.

Uma resposta para“O grande tsunami”

  1. marieirene

    bom dia!
    gostaria de saber algum acontecimento marcante que tenho ocorrido no ano de 1978 de preferencia no vale do paraiba interior do estado do rio de janeiro ou algum site que contenham essas informaçoes para uma pesquisa de escola.
    agradeço a atençao.
    obigada,
    atenciosamente

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.