Caracóis

Andava aqui a ruminar algo sobre os caracóis, mas a Jardineira antecipou-se. Tem várias sugestões para correr com a bicharada e também referência à revista Gardener’s World (que entretanto assinamos e encomendamos o resto dos números deste ano, para ter tudo certinho…). Uma das mais interessantes é a plantação de alfazema, que já tinha planeado. Vou unir o útil ao agradável.

Ah, mas isto a propósito de três hostas que tínhamos comprado no horto de Villar d’Allen. São altamente susceptíveis aos caracóis e as nossas, rapidamente ficaram arruinadas. Coloquei cinza em volta, mas com a humidade é necessário estar sempre a colocar cinza seca. Faço isso ao fim do dia. Hoje esqueci-me e fui lá de lanterna, já passava da meia-noite. Que caracolada! Apanhei um com a boca na hosta e dezenas (enchi uma lata de leite em pó do Pedro) para lá a passarinhar. Como sou um coração mole, fui despejá-los num terreno em frente (como quem não quer a coisa…). Está tipo baldio e tem para lá uns galináceos à solta.
Agora quero ver se as hostas recuperam. Com esta história, descobri que há um verdadeiro culto à volta das hostas. Há milhares de páginas só sobre hostas, tipo esta que clama ter 10.000 fotos(!) de hostas. Tenho que estudar este assunto mais de perto. Este mundo da jardinagem é surpreendente.
Às vezes negativamente. A nossa macieira está de rastos. O ataque dos afídios foi nada menos que fulminante. Apesar de os ter liquidado (isso é facto), acho que eles conseguiram praticamente derreter a macieira. E o grave disto é que no terreno ao lado que era da minha avó, uma outra macieira igualzinha e plantada na mesma altura, está que dá gosto — é do meu pai.
Eis como eu imagino os acontecimentos: A vizinhança fumiga tudo o que mexe e a bicharada migra toda para ao nosso pequeno jardim. Não é justo. A próxima lata de caracóis vai para a alface aqui do lado! — não que adiante, está cheia de granulado azul… Acho que lhe vou oferecer uma tira de cobre.

A tocar no iTunes: Jet Girl do álbum “Saturnalia” The Wedding Present (Classificação: 3)

Uma resposta para“Caracóis”

  1. Filipe

    O funcho(Foeniculum vugare ou officinale, não sei) também é repelente de caracois, e existe uma variedade que forma uma espécie de cebola óptima para a salada. A rama também é um óptimo tempero.

  2. Inez

    Como gostei de ter encontrado esta sua página.
    Dá gosto ler.
    As “lutas” com os caracois, já fazem parte da vida no campo… eu já não lhes faço grande frente. Comecei a compreender que o que importa muma terra para os combater são as árvores, elas além da fruta, da sombra e do bom ar, dão-nos os pássaros. Esses são as nossas melhores “armas”. Um exemplo, são as Rolas-turcas que se consolam com o escaravelho da batata, os melros com os licranços e os caracóis…
    Continuarei a visitá-lo com gosto.
    Inez

  3. jrf

    Não sei porquê… o funcho faz-me lembrar o Astérix… É repelente de caracóis só pela presença perto de outras plantas susceptíveis?

    Obrigado por ter passado Inez. Eu aqui acabo por misturar três situações: O nosso micro-jardim, o quintal que era da minha avó e que são os domínios do meu pai e o Sargaçal propriamente dito, com os cinco hectares.
    No jardim, tem apenas uma pequena Lagerstroemia indica. No quintal tem uma série de árvores, mas também muita lesma e caracóis. No sargaçal tem muitas árvores, já lá vi muita coisa, nem um único caracol. Há umas lesmas gigantes, mas nunca atacaram nada que se visse.
    Quero colocar umas “casinhas” para pássaros no Sargaçal, mas ainda não cheguei a essa fase.

  4. jardineira

    aqui encontra imensas informações e planos detalhados para construir casas de acordo com o tipo de “habitante”. Há também indicações para transformar um simples pacote de leite num confortável T0 para passarinhos.
    Um abraço,
    susana

  5. jrf

    Muita informação realmente. Obrigado por (mais) esta sugestão.

  6. eurico costa

    Li na net que existem armadilhas para caracois colocando cerveja num recipiente tronco-conico com a base mais larga que o topo.
    Parece que há quem goste mais de beber do que de comer, e que os caracois são atraidos pelo cheiro da cerveja.
    Se a armadilha funcionar e a quantidade de caracois o justificar pode ser que algum restaurante ou cervejaria troque os caracois pela cerveja gasta.
    Ficam todos felizes, você com as hostas, os caracois com a cerveja e a cervejaria com os caracois.
    Do que uns não gostam é para outros manjar.
    Boa sorte com as hostas e ate uma proxima.
    Eurico

  7. Rita Leiria

    Lindo
    Andava mesmo à procura de uma planta que repelisse os caracois para fazer testes toxicológicos.
    não podia ter encontrado este site em melhor altura.

  8. PAULO ESPOSENDE

    Precisava de saber se existe alguma planta que repelisse os caracois e como adquiri-la.

  9. José Rui Fernandes

    Os tomateiros não são apreciados pelas lesmas e caracóis. Espalhar folhas e ramagens no solo dá algum resultado — na época dos tomateiros, claro.

  10. José António

    bom dia,

    Paulo, também sou de Esposende pode dar o seu contacto para falarmos?
    Obrigado

  11. Francisco

    Estou confuso. Então o funcho é repelente de caracois?
    Posso mostar um terreno cheio de funcheiras carragadas de caracois. Há outras ervas ao lado mas eles preferem o funcho.

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.