Energia solar

Hoje resolvi telefonar à empresa Coeptum, para iniciar o processo de licenciamento de instalação de 5Kw de painéis solares no Sargaçal.
Sou conhecedor que uma das primeiras medidas deste governo, foi reduzir o tempo de tarifa garantida de venda da energia à EDP, da vida útil dos painéis (mais de 30 anos), para 15 anos. A preços de hoje seriam de uns 55 cêntimos o Kw para 5 cêntimos o Kw, o que não paga sequer a deslocação para efectuar a leitura do contador. Face aos protestos e ridículo desta lei, a coisa foi para o limbo socialista, à boa moda de Guterres. Mesmo assim, sabendo que um processo de licenciamento demora um ano (!), estava capaz de avançar.
Resposta:
— Está tudo parado. Há mais de 4000 pedidos para aprovação, não aceitam novas instalações, os pedidos de licenciamento vêm todos para trás.
Nação valente esta.

Uma resposta para“Energia solar”

  1. jrf

    É um pouco mais do que isso, se considerarmos que não vamos cumprir nem de longe nem de perto, os objectivos traçados pelo protocolo de Quioto. E também devemos pagar multas de emissão de CO2. Tratam-se de investimentos privados, sem qualquer custo para o estado, que dá uns benefícios fiscais burlescos e IVA de 12%. A energia é limpa, o impacto ambiental local é nulo (salvo considerações estéticas) e global é positivo, pois uma instalação desta é bem capaz de evitar a emissão de mais de uma tonelada de CO2 por ano.
    Temos a nação totalmente paralizada, refém da partidocracia e da cleptocracia. Há muita emoção nestes assuntos, mas pessoalmente já concluí há uns aninhos que isto já não vai lá de eleições.
    A ver vamos, como diria o ceguinho.

  2. OLima

    Se a coisa está assim tão parada e ninguém sabe de nada, o que aconteceria se V. decidisse unilateralmente avançar com a instalação dos paineis solares?

  3. jrf

    Eu não disse que ninguém sabe de nada. Toda a gente sabe de tudo (i. é, quem está ligado ao meio).
    Há uns tempos tinha escrito sobre isso.
    O problema é que eu poderia avançar apenas com uma ligação “off-grid”, que tem outros problemas, designadamente ambientais — tipo baterias.
    Também podia ligar-me à rede, pirata, guerrilha solar, dando a energia à EDP.
    Para mim não fazem sentido, ambas as soluções. Eu quero é vender à EDP a energia que produzo e comprar a que consumo, que é o modelo escolhido cá, tal como está na lei. E não posso (nem os outros +4000).

  4. jrf

    Correcção:
    O IVA dos painéis solares afinal vai ser em breve uns módicos 21% (19% hoje). Também segundo o que li no JN, as multas de Portugal referentes às emissões de CO2 poderão ir de 400 milhões a 1.200 milhões de euros, até 2010.

  5. BraBo

    Mas em vez de produzir para a EDP, porque não produzir para consumo próprio e cortar com a compra à EDP????

  6. jrf

    Já tinha respondido: porque o armazenamento da energia só pode ser efectuado em caras e poluentes baterias.
    Também não agrada a ideia de ter as baterias com a carga máxima e os paineis ao Sol, sem produzir nada.
    Em termos de eficiência e lógica, injectar a energia na rede é a única solução.
    A solução “off-grid”, só mesmo para locais extremamente remotos, que não tenham outra solução, ou como disse, para certo tipo de pessoas que querem mesmo ser independentes em todos os sentidos e principalmente de grandes empresas, como a EDP.

  7. Bruno Agostinho

    Eu começei a cerca de 1 mês a tirar um curso de Tecnico de energias renovaveis (solar e eolica) fiz uma prospecçao de mercado mas nada de concreto pois nao sei se irei ter emprego e quanto é que vou ganhar (Como instalador)se alguem tiver a brilhante ideia de iniciar uma empresa no ramo gostaria que me contacta-ssem para parceria.
    Lagostin@hotmail.com

  8. Vítor J S Goncalves

    Se andam a desbaratar terrenos em todo o Alentejo e Algarve para empreendimentos turisticos (leia-se campos de golfe), onde serão instalados os tão apregoados 1.000.000 de metros quadrados de painéis solares até 2012? É mais fácil encontrar um melro branco do que ver painéis solares instalados num campo de golfe.

  9. Ricardo

    Olá gostaria de tirar um curso de energias renováveis tenho o 12ª ano e gostaria de tirar algo que nao fosse 12 horas queria algo em que ficasse mms com noçoes do curso.Obrigado

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.