A não migrar…

Há uns poucos dias, a escumalha da internet descobriu o Sargaçal e o seu sistema de comentários totalmente aberto. O resultado tem sido um ataque brutal de spam nos comentários o que me obriga a apagar dezenas diariamente. Também liguei a “moderação”, portanto se comentarem, não se admirem de demorar um tempo até ficar online. Eu tenho de autorizar previamente a mensagem.
Também por isso mas não só, decidi que afinal não irei migrar o blog e vamo-nos manter no Movable Type, “up-to-date” e tentanto tirar mais partido das funcionalidades.
Estou perfeitamente no limite do tempo que posso utilizar no Sargaçal online, o tempo extra e esforço necessário para migrar para o WordPress, não são possíveis neste momento. A prioridade para já é acabar com o spam, ou pelo menos tornar a vida mais difícil a esses criminosos. Isso e o upgrade ao Movable Type.

7 de Dezembro de 2005
Completado o upgrade para Movable Type 3.2, que tem ferramentas anti-spam bastante eficazes, ou pelo menos o spam parou. Voltei a retirar a moderação nos comentários para ver o que acontece.
No processo, a página de pesquisa, que já não estava grande coisa, estragou-se. Para já vai ficando assim, mal tenha tempo dou um jeito.

Para quem se queira aventurar no Movable Type, há um blog apropriadamente chamado Learning Movable Type. De principiantes para principiantes.

Uma resposta para“A não migrar…”

  1. carla afonso

    O que é que isto envolve?
    O que é que é preciso fazer para aceder ao blog?
    Confesso que os meus conhecimentos não chegam a tanto.
    lamento o ataque.

  2. jrf

    Da parte do visitante nada. Mas passa a ter de esperar que eu aprove os comentários.
    Pela minha parte tenho de arranjar tempo para as “contra-medidas”, que aliás já começam a resultar, hoje ainda só apaguei dois comentários.
    Um dos sistemas que está a resultar melhor é aquele código que aparece e temos que copiar para um campo. Como aquilo é uma imagem, os “robots” dos spammers não conseguem ler e implica uma acção humana preencher o campo.
    Deve existir isso para o Movable Type, mas ainda não descobri.

  3. OLima

    Infelizmente já passei por essa do spam e compreendo a fúria que é lutar contra isso. Como sou analfabeto informático, catei e mondei o spam à mão e a minha teimosia venceu, ao cabo de 2 semanas, a maldade do adversário. Abraço.

  4. carla afonso

    Fico contente com o facto da defesa do forte “sargaçal” estar a resultar. O que a escumalha tem de bom é que nunca é tão militante e tão esforçada como a não-escumalha. Dou-lhes 3 dias para desistirem.
    Bom trabalho e toda a minha solidariedade.

  5. jrf

    Não é tão linear, porque é tudo automático. Têm “robots” a pesquisar a web à procura de vítimas e depois apontam baterias. Não sei se existe algum sistema de avaliação — porque um dos resultados pretendidos é a existencia de milhares de links cruzados para sítios porno ou de póquer, que mesmo que ninguém clique, sobe o ranking nos motores de busca.
    O que é certo é que para já os filtros estão a funcionar e hoje não recebemos nenhum, mas obrigado.
    São actividade e negócios que me custam a entender, tanto da parte de quem os promove como da parte da clientela. Vidinhas perdidas é o que é.

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.