Podar a Camélia (Japonica e Sasanqua)

 /></a><br />
Na Primavera, depois da floração mas antes do aparecimento de novos botões.<br />
Nas plantas extremamente novas, deve-se podar para ganharem forma e para encorajar o crescimento como arbusto, reduzindo ramos laterais compridos em dois ou três rebentos.<br />
Plantas estabelecidas necessitam pouca ou nenhuma poda, apesar do crescimento da estação poder ser cortado até pouco acima da madeira mais antiga. Pode-se usar este tipo de poda para manter a forma arbustiva e controlar o tamanho.<br />
Para mais detalhes consultar o livro <a href=RHS: Pruning & Training.

Uma resposta para“Podar a Camélia (Japonica e Sasanqua)”

  1. alice pires

    o meu vizinho tem uma arvore centenaria, camelia, que foi podada há 15 anos eso o lado que caía para o meu quintal. foi precisamente desse lado que a arvore ficou mais bonita e com as folhas mais verdes. O outro lado está com folhas amareladas e ramos pouco densos, com aspecto de velho embora continue a produzir flores. SERÁ QUE A PODA é assim tão má? O LADO PODADO É O QUE DÁ GOSTO VER. Agora calcetaram o pavimento com calçada de granito ligada por cimento e a agua escorre para outro lado e PENSO QUE A ÁGUA QUE RECEBE é a que vai do meu quintal onde deixei bastante terra livre precisamente para escoamento das águas pluviais.

  2. José Rui Fernandes

    Numa árvore decorativa, uma poda bem realizada não se nota que foi efectuada. Não percebo muito bem a sua pergunta… Pelo que entendi, a camélia não foi podada, limitaram-se a cortar ramos que pendiam para o seu quintal.
    A impermeabilização dos solos é um problema crescente. Em Inglaterra já estão a ser tomadas medidas em sentido contrário nos jardins particulares. Cá como nunca se aprende com os erros dos outros, ainda vamos na direcção oposta.
    Tudo somado, o que me parece é que para venerável camélia centenária, a árvore do seu vizinho não é lá muito bem tratada.

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.