As abóboras

Abóbora
O ano passado, um amigo deu-me umas plântulas que ao que parece eram genuínas abóboras estilo americano, daquelas que se usam no halloween. Mas só uma saiu de acordo com as especificações. Entretanto ele disse-me que se calhar misturou as sementes.
Ora, recolhi sementes e sei que não misturei. O facto é que a proximidade de várias variedades de abóboras, deve resultar numa série de híbridos, porque este ano tenho para lá espécies que semeei e espécies que não semeei.
Por exemplo, o espécime da fotografia. É suposto ser uma abóbora de halloween, mas está a sair algo nunca visto por aqui. Muito achatada e com uma casca que apesar de interessante, está longe do cor-de-laranja característico. Isto das abóboras tem mais de alquimia que de ciência.

Uma resposta para“As abóboras”

  1. fernando

    Em vila de muros já vi este ano bastantes aboboras e algumas bem grandes

  2. José Rui Fernandes

    Se forem umas à face da estrada, são do senhor Laureano. Ele tem sempre boas culturas. O ano passado, a mãe arranjou-me uma série de sementes e algumas que cultivo por aqui são descendentes dessas.

  3. fernando

    São essas mesmas e refiro-me principalmente aquelas amarelas que ele tem no terreno encostado ao barracão que tem junto á estrada.

  4. Filipe

    As abóboras cruzam-se com muita facilidade, o que a experiência me diz é que as abóboras com o mesmo tipo de flor formam híbridos muito facilmente. No caso ainda por cima está a falar, se não me engano de duas variedades de cucurbita máxima.

    Um ano plantei as abóboras meninas (também C. máxima) junto com aquelas abóboras mais pequenas que acabam por servir de decoração ( cucurbita pepo). Têm as duas o mesmo tipo de flor e são espécies diferentes, mas saiu de tudo, até abóboras grandes com verrugas.

  5. João Veloso Monteiro

    Na minha experiencia de produtor de diversos tipos de abobora abobora menina, betternut, gila,e abobora machada, num total de 450ton a principal causa de haver misturas das diversas variedades é a abelha no seo processo de polinização.

  6. José Monteiro

    Preciso de cerca de 500 Kgs de chila.
    Haverá possibilidade de me informar onde posso comprar?

  7. Raquel Cardoso

    Eu gostaria de encontrar umas abóboras gigantes estilo bolina, para depois no ano que vem semear. Essas abóboras
    são uma verdadeira delícia, pois servem para fazer bilharacos.

  8. Nuno Silva

    Alugo colmeias para polinização. Peça o seu orcamento. Obrigado

Deixe um comentário

Mantenha-se no tópico, seja simpático e escreva em português correcto. É permitido algum HTML básico. O seu e-mail não será publicado.

Subscreva este feed de comentários via RSS

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.