Ainda mitos e lendas
Um comentário de um leitor, chama a atenção para a honestidade intelectual do autor do blog Mitos Climáticos. Embora seja um site que me desgosta, visito-o regularmente para tentar equilibrar o fluxo de informação sobre o aquecimento global.
O autor foi a um simpósio em Estocolmo (Global Warming-Scientific Controversies in Climate Variability). Nos posts sobre o simpósio entre muitas pérolas de honestidade intelectual:
A propaganda do «global warming» tem sido extraordinariamente eficaz.
Esta afirmação é colossal! Num Mundo que não pára de degradar o ambiente e particularmente de aumentar as emissões, valha-nos a extraordinariamente eficaz propaganda dos “warmers”*, que em trinta anos apresenta resultados que estão à vista de toda a gente. Há pessoas que não têm decoro e não há nada a fazer. E continua:
(…) Mas, felizmente, apareceram cientistas que se opuseram à propaganda, como Hans Jelbring, Tage Andersson, Elinor Andrén e muitos do Royal Institute.
O Royal Institutute (da Suécia) não é este outro Royal Institute.
Pelo meio ainda aprendo que são os relatórios do IPCC que são truncados e adulterados com frases metidas à socapa à última da hora… Os poucos cientistas que ainda negam o aquecimento global (?) ou a sua causa antropogénica, são os galileus do nosso tempo… Ou seja, tudo ao contrário, porque o autor esqueceu-se convenientemente que os papéis se inverteram apenas muito recentemente e quem falava em aquecimento global era pura e simplesmente ridicularizado (inclusivamente a um nível mais rasteiro, pelo “blog de referência”, que de resto continua a breca).
O cepticismo em ciência, é fundamental — mas com honestidade, ética e respeito pelos pares. Isto não é ciência, é uma cruzada contra não sei o quê e mesmo nesse patamar, os “warmers” têm uma enorme vantagem: No curto, médio e longo prazo, as suas opiniões decerto não prejudicarão a Terra e os seus habitantes. Os outros que metam a mão na consciência, revejam os factos que chegam às carradas todos os dias e pensem bem no que andam a fazer.
*”Warmers” é o mimo com que o autor brinda quem não concorda com ele, utilizado profusamente no “Junk Science”, “Competitive Enterprise Institute” e outros sites edificantes.
Uma resposta para“Ainda mitos e lendas”
[…] Grande contraste no buraco de ozono do Norte e do Sul A NASA registou este ano o maior buraco de sempre, no Antárctico — mas há quem defenda que isto não passa de uma guerra entre fabricantes de frigoríficos. […]